Links de Acesso

Aparelhos não tripulados dos EUA operam nas zonas tribais do Paquistão


Avião não tripulado
Avião não tripulado

A utilização de aparelhos não tripulados, no Iraque, ajudou a proteger os diplomatas norte americanos

O Presidente Obama admitiu, no decurso de uma vídeo-conferência, que aparelhos não tripulados dos Estados Unidos – ou drones, em inglês – têm operado nas zonas tribais do Paquistão.

Um grupo de direitos humanos pediu à administração americana para clarificar a justificação legal para o uso daqueles aparelhos - pequenos aviões, operados por controle remoto, para operações de vigilância ou ataque ao solo.

No diálogo através do Google, o Presidente Obama respondeu à pergunta formulada por um jovem de Brooklyn, que aludira que a utilização de um maior numero de ataques no primeiro ano do seu mandato, do que o antecessor George W Bush.

Barack Obama abordara o assunto num artigo do New York Times referindo que a utilização de aparelhos não tripulados no Iraque ajudou a proteger os diplomatas norte americanos.

“Desejo salientar que os aparelhos não tripulados não têm causado um número elevado de baixas civis. Na maior parte tem sido ataques dirigidos contra a al-Qaida e seus filiados”.

Inquirido sobre se os ataques podem ser considerados como ingerência noutros países, Obama respondeu que os ataques aumentam a capacidade dos Estados Unidos de respeitar a soberania dos países e limitar as incursões militares.

“Uma grande parte desses ataques tem sido nas áreas tribais, contra suspeitos da al-Qaida que se encontram em zonas de acesso muito difícil na fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão”.

Este foi um reconhecimento público de algo que nunca tinha sido confirmado pelas autoridades dos Estados Unidos – a utilização de aparelhos não tripulados contra forças nas áreas tribais do Paquistão.

Após os comentários do Presidente americano, o Paquistão condenou publicamente os ataques como sendo uma violação da sua soberania, ilegais, contra producentes e inaceitáveis.

O secretário da imprensa Jay Carney evitou falar de operações secretas, salientando a tratar-se de iniciativas contra o terrorismo, cirúrgicas e precisas para minimizar as baixas e os danos.

A Amnistia Internacional apelou à administração norte americana para divulgar detalhes sobre a base legal para o uso de aviões não tripulados no Paquistão e clarificar as regras da sua utilização.

XS
SM
MD
LG