Links de Acesso

Luta no Partido Republicano vai agudizar-se


A alegria de ganhar. Mitt Romney celebra com apoiantes a sua vitória na Florida
A alegria de ganhar. Mitt Romney celebra com apoiantes a sua vitória na Florida

Democratas consideram Romney "fraco" devido às divisões no Partido Republicano

O Partido Republicano faz face a várias semanas de uma luta intensa apesar da vitória na Segunda-Feira de Mitt Romney nas eleições primárias da Florida.

A vitória folgada de Romney é vista por analistas como um passo importante na sua corrida para a nomeção como candidato Republicano às presidenciais deste ano.

Mas o seu principal opositor, Newt Gingrich, declarou já que não tenciona abandonar a corrida planeando continuar a lutar até á convenção do partido em Agosto.

Em alguns meios Republicanos há receios que isso possa provocar divisões que poderão beneficiar o Presidente Barack Obama na sua campanha presidencial.

Aliás fontes ligadas ao Presidente Obama afirmaram que as divisões tornam Romney um candidato mais fraco na corrida á Casa Branca

Embora tenha havido até agora apenas quatro eleições primárias republicanas a Florida era considerada importante por dois aspectos: O numero de delegados á convenção nacional do partido (50), e o facto da Florida ser um estado muito diverso em termos populacionais que testou assim a capacidade dos candidatos fazerem campanha á escala nacional quando se iniciar a a batalha eleitoral contra Barack Obama.

Peter Brown perito em sondagens na Universidade de Quinnipiac em Orlando na Florida disse não haver dúvvidas de que a vitória na Florida dá um grande impeto à campanha de Romney.

“É muito importante porque todos os delegados neste estado vão para Romney e isso é importante,” disse ele em referência ao facto de que no estado da Florida os delegados vão todos para o vencedor e não proporcionalmente como acontece em outros estados.

“ Mas mais importante é o facto de ser muito difícil imaginar-se um cenário em que os outros candidatos possam agora ganhar,” disse.

Com efeito Romney mostrou ter a organização e os fundos capazes de levarem a cabo uma campanha diversa, constante e também negativa atacando o seu mais directo rival Newt Gingrich com anúncios negativos.

A vitória de Romney não deixou margem para dúvidas. Obteve 46, 4% contra 31,9% para Gingrich, 13,3 % para Rick Santorum e 7% para Ron Paul.

Gingrich, contudo disse que não tenciona desistir lutando até à convenção nacional na cidade de tampa Bay:

“Vamos contestar todos os lugares e vamos ganhar,” diss ele.


“Vou estar na cidade de Tampa em Agosto como candidato ás presidenciais,” acrescentou.

Romney faz assim face a uma campanha em que terá que não só consolidar a imagem de "candidato natural" do Partido Republicano e começar a apelar ao eleitorado independente, como também tentar obter o apoio da ala mais conservadora do Partido Republicano que continua a ter grandes suspeitas sobre as suas posições políticas.


Este mês há oito eleições primàrias e Romney está já concentrado em obter pelo menos vitórias nas primàrias do Nevada Arizona e Michigan consideradas as mais importante.

Os Republicanos no estado do Nevada reunem-se no Sabado para escolher o seu favorito

A 6 de Março temos a chamada “super Terça-Feira" a 6 de Março com dez eleições primàrias eem que a nomeação republicana poderá ficar decidida definitivamente

XS
SM
MD
LG