Links de Acesso

Forte presença militar com aviões de combate a sobrevoarem a cidade do Cairo


Forte presença militar com aviões de combate a sobrevoarem a cidade do Cairo
Forte presença militar com aviões de combate a sobrevoarem a cidade do Cairo

Mohamed ElBaradei, escolhido para negociar com o regime do Presidente Hosni Mubarak por vários grupos da oposição incluindo a Irmandade Muçulmana, dirigiu-se para a Praça Tahrir (Liberdade), no Cairo, apelou à paciência, tendo sublinhado que “ a mudança estava próxima.

Dezenas de milhar de manifestantes concentraram-se, pelo sexto dia consecutivo no Cairo para continuar com os apelos no sentido de que o presidente Hosni Mubarak se demita após trinta anos no cargo.

Com aviões de combate a sobrevoarem a cidade do Cairo, milhares de pessoas convergiram para a praça Tahrir para rezar pelos que foram mortos na onda de violência.

Após as orações, os manifestantes começaram a entoar em árabe o canto de “Fora, fora”.

Registava-se uma forte presença militar nas ruas do Cairo, com tanques a protegerem bancos, edifícios governamentais e a sede do ministério do Interior.

Em muitos casos, os manifestantes acolheram a presença militar como protecção contra a violência.

Pelo menos 34 membros da ilegalizada Irmandade Muçulmana abandonaram a cadeia, após manifestantes terem dominado os guardas em pelo menos quatro centros de detenção.

O anuncio foi feito por um porta-voz do ilegalizado movimento.

Manifestações violentas tem abalado as cidades do Cairo, de Alexandria desde a passada terça feira, tendo morrido mais de uma centena de pessoas e ferimentos em cerca de um milhar de outras.

(Actualizada às 13:20 Hora de Washington)

XS
SM
MD
LG