Links de Acesso

Angola é primeira visita do Presidente de São Tomé ao estrangeiro


Manuel Pinto da Costa em campanha eleitoral (arquivo)

Manuel Pinto da Costa em campanha eleitoral (arquivo)

Pinto da Costa evoca os laços históricos e culturais e diz que vai a Luanda de braços abertos

O presidente de São Tomé e Príncipe discursa terça-feira na Assembleia Nacional de Angola, marcando assim o ponto mais alto da sua isita de 3 dias ao país.

Manuel Pinto da Costa partiu segunda-feira de São Tomé com destino a Luanda numa visita destinada ao reforço da cooperação bilateral.

Trata-se da primeira visita oficial do Chefe de Estado Santomense ao estrangeiro desde o regresso ao poder em Setembro do ano passado.

Pinto da Costa que falou a imprensa momentos antes da sua viagem, disse que Angola e São Tomé e Príncipe sãos dois países de história e cumplicidades comuns e que torna-se necessário unir os esforços conjuntos no actual contexto de crise mundial.

Segundo o Jornal de Angola Manuel Pinto da Costa terá sido recebido no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro por uma delegação liderada pelo ministro dos Petróleos, Botelho de Vasconcelos, e pelo governador provincial de Luanda, Bento Bento.
Amanhã, Manuel Pinto da Costa vai ao Palácio Presidencial da Cidade Alta para ter um encontro com o seu homólogo José Eduardo dos Santos, onde é recebido com honras militares, para mais tarde se dar início às conversações oficiais entre as duas delegações.

O presidente Santomense segundo ainda um comunicado do ministério angolano das relações exteriores citado pelo Jornal de Angola avistará com presidente do Parlamento angolano, António Paulo Cassoma pouco antes da sua anunciada intervenção na Assembleia Nacional angolana.

O programa da visita do Presidente da República de São Tomé e Príncipe prevê ainda um encontro com a comunidade são-tomense em Angola e uma visita à embaixada daquele país em Luanda.

XS
SM
MD
LG