Links de Acesso

Mandela recebe alta hospitalar e regressa a casa


Mandela recebe alta hospitalar e regressa a casa
Mandela recebe alta hospitalar e regressa a casa

O antigo presidente da África do Sul, Nelson Mandela, regressou a casa depois de ter estado hospitalizado dois dias devido a uma inspecção respiratória aguda.

28 JAN 2011 - O antigo presidente da África do Sul, Nelson Mandela, regressou a casa depois de ter estado hospitalizado dois dias devido a uma inspecção respiratória aguda.

Nelson Mandela foi transportado numa ambulância do hospital para sua casa depois de ter tido hoje alta. Numa conferência de imprensa, que incluiu representantes do governo e da família, o cirurgião-geral sul-africano Vejay Ramlakan, afirmou que a convalescença de Mandela será seguida de muito perto:

“Mandela recentemente contraiu uma infecção respiratória aguda, para a qual recebeu tratamento e tem respondido muito bem. Encontra-se estável mas será acompanhado de muito perto.”

A saúde do antigo presidente, de 92 anos, é rotinamente acompanhada de perto e dirigida por uma equipa de especialistas civis e militares. Mandela efectua exames médicos regulares que incluem uma bateria de testes apropriados para um homem da sua idade e história médica.

Mandela esteve hospitalizado dois dias depois de ter contraído uma infecção respiratória aguda. Contudo, depois de um comunicado inicial da Fundação Nelson Mandela de que ele tinha sido admitido no hospital para testes de rotina, não se encontrava em perigo e estava com bom ânimo, especulações de que se encontrava gravemente doente ou pior ainda começaram a circular fora de controlo gerados por alguma imprensa.

A fundação e membros da família mantiveram silêncio e um único comunicado foi emitido pelo presidente sul-africano Jacob Zuma, mas continua a preocupação através do país sobre a condição do vencedor do Prémio Nobel da Paz.

O cirurgião-geral Ramlakan garantiu aos sul-africanos que, sob o ponto de vista medico, Mandela esta estupendo para a sua idade:

“Por isso penso que não existe necessidade para pânico ou tentar ver mais do que estamos a ver. Para um homem de 92 anos ele surpreende-nos numa base diária com o seu poder de recuperação.”

A última aparição pública de Nelson Mandela aconteceu em Julho do ano passado, quando esteve presente na cerimónia de encerramento do campeonato mundial de futebol, saudando a multidão.

XS
SM
MD
LG