Links de Acesso

A eleição do próximo presidente da União Africana


Jean Ping
Jean Ping

Duelo África do Sul contra o Gabão

As reuniões da União Africana tiveram início esta segunda-feira, na capital etíope, com encontros a nível ministerial.

O porta-voz da União Africana afirmou à Voz da América que os dois primeiros dias da cimeira incluem debates preliminares para definir a Décima Oitava Cimeira da organização a efectuar dentro de uma semana.

“O que vão efectuar será a nível de proposta, pois tem de apresentar o resultado do trabalho aos ministros, ao conselho executivo, que deve tomar decisões sobre os diversos temas. Vão realizar o que pode ser considerado trabalho preparatório para os ministros, e os ministros vão fazer o mesmo para os Chefes de Estado.”

Na agenda de hoje e de amanhã estão debates sobre os relatórios de desenvolvimento, a cooperação entre as nações africanas, uma avaliação do Fundo Especial de Emergência contra a Seca e a Fome em África.

A 26 e 27 do corrente, o Conselho Executivo deve analisar o trabalho da Comissão durante os últimos seis meses, bem como debater relatórios da Comissão Africana sobre os Direitos Humanos e das Populações.

A Assembleia da União Africana, em que participam os Chefes de Estado será realizada a 29 e 30 de Janeiro.

O tema da cimeira este ano será o Fomento do Comercio em África.

A atenção principal da cimeira será a eleição do próximo presidente da União Africana, uma vez que o segundo mandato de Jean Ping está a ser contestado pelo ministro do Interior sul-africano e antigo ministro dos estrangeiros Dlamini Zuma.

XS
SM
MD
LG