Links de Acesso

Senegal - A reeleição de Abdoulaye Wade é inconstitucional?

  • Paulo Oliveira

Abdoulaye Wade

Abdoulaye Wade

Conselho Constitucional vai decidir da validade dos candidatos presidenciais

A controvérsia corrida eleitoral no Senegal começa já esta semana, após o Conselho Constitucional decidir quais os candidatos que são elegíveis no sufrágio de 26 de Fevereiro.

Durante as próximas semanas uma série de candidatos preparam-se para enfrentar Abdoulaye Wade, o idoso mas determinado presidente senegalês.

Esta semana o Conselho Constitucional vai decidir da validade dos candidatos presidenciais, incluindo o próprio Wade, que procura um terceiro mandato.

Muita controvérsia rodeia a questão de saber se o presidente Wade, que aos 85 anos de idade é um dos mais idosos chefes de estado, deve procurar um terceiro mandato. Foi eleito inicialmente em 2000 por sete anos e reeleito em 2007 por cinco anos – após uma reforma constitucional que limita igualmente os presidentes a dois mandatos.

Wade tornou-se profundamente impopular por tentar agarrar-se ao poder apesar das regras constitucionais. Registaram-se motins sem precedentes em Junho passado quando Wade tentou forçar uma proposta de lei permitindo ao candidato presidencial vencer com apenas vinte e cinco por cento dos sufrágios. O levantamento popular forçou Wade a retirar a proposta.

A estrela senegalesa Youssou N´Dor, que já anunciou a candidatura, afirmou à Voz da América que muitos dos seus compatriotas acreditam que a tentativa de corrida à reeleição por parte de Wade é inconstitucional.

N´Dor refere que o Senegal é uma janela para a democracia, e que muitas pessoas tentam construir uma África nova, uma que respeite os direitos humanos, que lute contra a pobreza e que tenha boa governação.

Entre os candidatos da oposição com maiores hipóteses estão Macky Sall e Idrissa Seck ambos antigos primeiros-ministros.

Os candidatos devem depositar um montante de 140 mil dólares, mas necessitam de cerca de três vezes mais aquele montante para conduzir uma campanha credível.

Babacar Dienne, um nadador salvador de 42 anos de idade, adianta esperar que os candidatos sejam validados par se decidir em quem irá votar.

“Fui democrata e votei em Wade no passado, mas ele tem idade demasiada”, e embora ainda não tenha decidido poderá votar num candidato da oposição.

A lista final de candidatos será divulgada a 29 de Janeiro.

XS
SM
MD
LG