Links de Acesso

Guiné-Bissau: Controlo de terras e roubo de gado causam 3 mortos


Guiné-Bissau: Controlo de terras e roubo de gado causam 3 mortos

Guiné-Bissau: Controlo de terras e roubo de gado causam 3 mortos

Roubo de gado e desavenças devido à posse de terras aráveis são causas frequentes de conflitos.

21 Jan 2011 - Ao todo os violentos confrontos, no Norte da Guiné-Bissau, deixaram três mortos, 11 feridos graves e um número indeterminado de feridos ligeiros.

As autoridades responderam aos incidentes e apreenderam 46 catanas e outros tipos de armas brancas, e uma espingarda calibre 12.

Os militares da unidade de Mansoa, a mais próxima do local, e os policias de intervenção rápida, que se deslocaram de Bissau, encontram-se no terreno desde ontem para manter a segurança, numa tentativa para evitar mais confrontos entre os populares das duas aldeias de Mpass e Uncur.

Informações apuradas pela Voz da América indicam que da causa dos confrontos, não consta apenas a tentativa de roubos de cabras por parte de jovens da aldeia de Mpass, mas também o conflito sobre terrenos aráveis entre as duas povoações.

Segundo o comissariado geral da policia de ordem pública 93 pessoas, na sua maioria jovens das duas aldeias, encontram-se, neste momento, sob a custódia das autoridades judiciais, aqui em Bissau. De referir, entretanto, que não é de hoje que os problemas de terras têm degenerado em conflitos naquela zona nortenha do país.

XS
SM
MD
LG