Links de Acesso

Centenas de mortes em cheias no Brasil


Centenas de mortes em cheias no Brasil
Centenas de mortes em cheias no Brasil

Centenas de pessoas morrem quando chuvadas causam desabamentos e enxurradas

13 Jan 2011 - O primeiro mês do ano é mais uma vez marcado no Brasil por uma tragédia que pode ter morto mais de 400 pessoas. Num único dia, nesta quarta-feira (12), as intensas chuvas mataram mais de 230 brasileiros.

Assim como em 2010, quando as enchentes provocaram mais de 100 mortes no Rio de Janeiro, o problema atinge novamente o Estado e, desta vez, o resultado foi ainda mais trágico. O número de mortos na região serrana do Rio de Janeiro, onde ficam as cidades de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo, sobe a todo momento. Entre as vítimas estão homens, mulheres, crianças e bombeiros que tentavam salvar brasileiros soterrados.

A presidente Dilma Rousseff sobrevoou, nesta quinta-feira (13), a região destruída pelas chuvas e anunciou a liberação de mais de R$ 700 milhões para os Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, que também sofre com as inundações. O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, disse que a prioridade agora é restabelecer os serviços básicos nas cidades devastadas pelas chuvas.

A grave situação no Rio de Janeiro abre o debate sobre a falta de ações dos governos, federal e estadual, nas prevenções de catástrofes. Especialistas em situação de emergência atribuem a tragédia à falta de investimentos governamentais em prevenção.
Ouça a reportagem




XS
SM
MD
LG