Links de Acesso

Hillary Clinton em Cabo Verde na terça-feira


Hillary Clinton
Hillary Clinton

Secretária Clinton vai encontrar-se com o primeiro-ministro José Maria Neves para discutir assuntos regionais.

A secretária de Estado americana Hillary Clinton estará em Cabo Verde no dia 17 de Janeiro, no âmbito de uma digressão por quatro países da África Ocidental, que inclui também a Libéria, Costa do Marfim e o Togo.

Um comunicado de imprensa do Departamento de Estado informa que digressão africana destina-se a demonstrar o empenhamento dos Estados Unidos no regresso à paz pós-conflito, na boa governação e desenvolvimento económico, assim como para sublinhar o foco dos Estados Unidos na democratização.

Em Cabo Verde, a secretária Clinton vai encontrar-se com o primeiro-ministro José Maria Neves para discutir a cooperação sobre assuntos regionais como a luta contra o tráfico de narcóticos, boa governação, políticas económicas sólidas e o segundo pacote para Cabo Verde do Millenium Challenge Corporation.

Na Libéria, a secretária de Estado assistirá à tomada de posse do segundo mandato da presidente Elaine Sirleaf e presidirá à cerimónia oficial de inauguração da nova Embaixada dos Estados Unidos em Monróvia.

Na Costa do Marfim, Clinton vai manter um encontro com o presidente Allassane Ouattara para demonstrar o apoio dos Estados Unidos à reconciliação nacional e ao fortalecimento das instituições democráticas após as bem-sucedidas eleições legislativas em Dezembro de 2011.

E na sua primeira visita ao Togo, Hillary Clinton terá um encontro com o presidente Fauré para demonstrar o apoio dos Estados Unidos ao progresso democrático e reformas económicas no país e para congratular o Togo pela sua recente eleição para o Conselho de Segurança das Nações Unidas onde detém um lugar não-permanente para 2012 e 2013.

XS
SM
MD
LG