Links de Acesso

Angola: Huíla dá prioridade aos novos bairros residenciais

  • Teodoro Albano

Angola: Huíla dá prioridade aos novos bairros residenciais

Angola: Huíla dá prioridade aos novos bairros residenciais

Quatro áreas para construção já estão identificadas

Huíla, 13 Jan - A urbanização dos novos bairros habitacionais vai ser prioridade do governo da província da Huíla liderado por Isaac dos Anjos.

Pôr fim as construções anárquicas com vista a disciplinar quem pretende erguer a sua residência é um dos principais focos do executivo de Isaac dos Anjos, que defende também uma nova mentalidade entre os cidadãos.

Isaac dos Anjos admite que no domínio da construção de infra-estruturas sociais, muito há ainda por fazer, mas revela a vontade de ver mais habitações dentro dos marcos da urbanização.

“Na cidade do Lubango por exemplo, para além do casco velho não foi feito até hoje nenhum quilómetro de saneamento básico novo não tinha sido aberto, nenhuma nova urbanização e estamos a fazê-lo. Ou vamos ficar lá nas nossas aldeias na nossa tradição. Ou vamos aceitar e dar o outro passo, se vamos aceitar dar o outro passo ele tem que ser conforme. Para conseguirmos juntar um milhão e meio de pessoas a viver no mesmo sítio. Isto chama-se conduzirmos tendencialmente ... e temos que aceitar as regras da urbanização, o alinhamento a infra-estrutura os serviços a água canalizada a energia eléctrica, etc.’’

Já estão identificadas novas áreas para onde estão a ser direccionados os novos bairros habitacionais. Tchavola, Tchimukua, Mutundo e Eiwa são o exemplo daquilo que as autoridades locais chamam as futuras centralidades urbanas.

XS
SM
MD
LG