Links de Acesso

HIV e Sida em Moçambique, quase 890 mil mulheres são seropositivas


HIV e Sida em Moçambique, quase 890 mil mulheres são seropositivas
HIV e Sida em Moçambique, quase 890 mil mulheres são seropositivas

RENATO- Olá, Ana! Olá, ouvintes! Segundo o Impacto Demográfico do HIV e Sida em Moçambique, quase 890 mil mulheres são seropositivas actualmente no país, enquanto os homens somam aproximadamente 615 mil.

ANA- Diante destes números, o Governo moçambicano recebeu apoio do Fundo das Nações Unidas para a População e comprou cerca de 1.3 milhão de preservativos femininos (PF).

RENATO-Trata-se de uma nova versão do produto que garante a mesma qualidade por um preço de fabricação 30 por cento menor que os primeiros modelos.

ANA- A Oficial de Coordenação para Sector Público no Conselho Nacional de Combate à Sida, Cecília Martine, se diz confiante numa aderência positiva ao PF, na condição da informação sobre o assunto ser correctamente divulgada.

RENATO- E a senhora Martine acrescentou: “Precisamos pensar na moçambicanização da informação, que consiste no uso de uma linguagem acessível aos diferentes grupos de mulheres”.

ANA- Em Moçambique, o PF ainda é pouco mencionado nas campanhas de prevenção e a disponibilidade é restrita nas farmácias.
RENATO- Outra noticia: —O número de adultos norte-americanos que padecem de diabetes mais do que dobrou entre 1996 e 2007, passando de 9 milhões para 19 milhões.

ANA- É o que revela um relatório do governo federal que acaba de ser divulgado.

RENATO- A diabete é uma enfermidade que ocorre sob duas formas.

ANA- O tipo 1 consiste numa desordem do sistema imunológico em que os pacientes perdem as células produtoras da hormona insulina necessária para o controlo do açúcar no sangue.

RENATO- O tipo 2 aparece quando as células do organismo perdem gradualmente a sensibilidade à insulina.

ANA- Os especialistas atribuem o aumento da frequência da diabete à prevalência cada vez maior da obesidade entre os americanos.

RENATO- "A China continua atrasada em termos de suas obrigações quanto a implementação do controlo de tabaco", afirma um relatório elaborado pelo Centro Chinês de Controlo e Prevenção de Doenças.

RENATO- A China está falhando em seus esforços de fazer com que cerca de 300 milhões de habitantes se livrem do hábito de fumar...

ANA-... e por isso o número de mortes por causa do cigarro deverá sofrer um drástico aumento até 2030.

RENATO- Mais de 3,5 milhões de chineses deverão morrer por ano por causa de doenças relacionadas com o hábito de fumar...

ANA- ... em comparação com 1,2 milhão de mortes em 2005.

RENATO- Cinco anos atràs, a China, que é o maior produtor e consumidor de tabaco do mundo, comprometeu-se em lutar contra o tabagismo.

ANA- A promessa foi feita quando a China ratificou a Convenção da Organização Mundial da Saúde para o Controlo do Tabaco.

RENATO- A despeito de assumir um compromisso nesse sentido, medidas antitabagistas não foram tomadas, como seja proibir o fumo em locais públicos.

ANA- Outra noticia: estudo publicado no Journal of Clinical Oncology, aqui nos Estados Unidos, indica que a prática de exercicios fisicos regulares reduz o risco de morte entre os homens que sofrem de cancro da próstata.

RENATO- Quanto mais vigoroso o exercicio, maior é o beneficio. Um habito recomendável é dedicar 3 horas ou mais por semana a andar de bicicleta, jogar tenis, nadar ou correr.

ANA- No entanto, mesmo um exercício moderado é benéfico.

RENATO- O estudo a que estamos a nos referir é o primeiro a examinar meticulosamente a relação entre a actividade física e o índice de mortalidade pelo cancro da prostata.

ANA- E para finalizar, digamos o seguinte: não se passa um dia sem que os médicos americanos deixem de tecer novos elogios ao chá verde.

ANA- É verdade. Agora, por exemplo, o Dr. Andrew Weill, considerado o guru da medicina alternativa, enumerou cinco benefícios desse chá para a saúde.

RENATO- São eles: baixa o colesterol

ANA- Protege contra infecções por bactérias

RENATO- Fortalece os ossos

ANA- Reduz qualquer tipo de inflamação.

RENATO- Enfim, intensifica a ação dos antibióticos.

XS
SM
MD
LG