Links de Acesso

Angola: Pinturas rupestres descobertas no Namibe


Director da Cultura do Namibe, Martinho Jamba Nganga
Director da Cultura do Namibe, Martinho Jamba Nganga

Autoridades estão a fazer levantamento tencionando depois pedir cooperação internacional para fazer estudos sobre as mesmas

Nos últimos meses, foram descoberta novas estações rupestres na localidade do Caraculo na provincia do Namibe, isto segundo o director província dfo órgão Martinho Jamba Nganga.
Undolila e Tchicotowe, são as novas estações cada uma delas tem cerca de mil gravuras. Em prol do dia Nacional da Cultura a comemorar dia 8, a direcção do sector, procedeu na tarde de Sexta-feira à apresentação pública das imagens das duas estações rupestres em acto realizado no cine Namibe.
Alem das estações rupestres do Tchitunduhulo em fase de classificação em património da humanidade, e a par de outras existentes no Caraculo e Virei, a direcção da cultura detêm nos principais cemitérios locais a arte mbale, com realce no cemitério do campo prisional de são Nicolau.
Relativamente ao património cultural, o sector controla um museu, biblioteca provincial, arquivo histórico, duas bibliotecas municipais na Bibala e Tombwa.
No domínio da massificação cultural a província tem constituído uma associação de Carnaval, festa de manifestação cultural com vinte e um grupos, de entre infantis e adultos, um núcleo de teatro com treze grupos, quinze grupos de dança tradicional e moderna.
Dezasseis trovadores e declamadores, constituíram igualmente uma associação para melhor usufruírem de apoios do estado.
No domínio da música, estão constituídas três bandas que apoiam 36 artistas individuais sedeados na província do Namibe.

XS
SM
MD
LG