Links de Acesso

Igreja educa milhares de crianças em Malange


Bispo da Diocese de Malanj
Bispo da Diocese de Malanj

Igreja Católica aumenta salas de aula. "Educação é um aspecto fundamental na vida dos povos e dos malanginos e a sua ausência provoca falhas no futuro da sociedade".

A Igreja Católica em Malanje está apostada no aumento de infra-estruturas escolares para a ajudar o governo angolano a reduzir o número de alunos fora do sistema normal de ensino.
A igreja Católica tem já sob sua responsabilidade a educação de dezenas de milhar de crianças
Duas novas salas de aulas para cerca de 100 crianças entram em funcionamento neste ano lectivo, no município de Xá – Muteba, província da Lunda - Norte, a mais de 200 quilómetros de Malange.
O bispo da diocese local, D. Luís Maria Perez de Onraita confirmou que em 2010 cerca de 30 mil alunos frequentaram aulas nas escolas da Igreja da Diocese Católica. Vinte escolas foram recuperadas ao longo do ano transacto.
O prelado referiu que a educação é um aspecto fundamental na vida dos povos e dos malanginos e a sua ausência provoca falhas no futuro da sociedade.
Mais de mil Professores leccionam em instituições daquela congregação religiosa em Malanje, desde o ensino primário ao segundo ciclo e pré – universitário, nomeadamente o Instituto de Ciências Religiosas (ICRA) e o colégio Nossa Senhora de Fátima.
A comissão diocesana de educação acompanha e supervisiona o desenvolvimento da área de capital importância que funciona em estreita colaboração com o Estado angolano.
O seminário maior São José e o seminário menor do Espírito Santos englobam o leque de instituições de formação social e académicas da Igreja Católica Romana.

XS
SM
MD
LG