Links de Acesso

Cabo Verde recebe mais financiamento do programa Millenium Account

  • Eugénio Teixeira

Ilha do Fogo, Cabo Verde

Ilha do Fogo, Cabo Verde

Fundos financiam projectos de água e saneamento e fomento do ensino superior

6 Jan 2011 - O Governo cabo-verdiano recebeu com enorme satisfação a notícia da selecção do arquipélago para receber o segundo compacto de financiamento do MCA, programa de apoio do governo norte-americano.

O primeiro-ministro, José Maria Neves já fez as contas, diz que Cabo Verde necessita de 600 a 700 milhões de dólares para a implementação de um conjunto de projectos e ultrapassar os desafios com que o país enfrenta.

Mas está consciente que Cabo Verde não conseguirá toda essa verba, no quadro do segundo compacto que acaba de ser anunciado, embora não espere menos do que 110 milhões de dólares, o valor do primeiro compacto.

José Maria Neves disse ter recebido com satisfação, a disponibilidade manifestada pelo director executivo do MCC, Daniel Yohannes, para ajudar o arquipélago a procurar financiamentos junto de outros parceiros para o cumprimento das metas traçadas para o seu desenvolvimento.

O chefe do executivo cabo-verdiano disse que as negociações para o financiamento do segundo compacto vão arrancar imediatamente. Descreceu como prioritárias as áreas da águia e saneamento, educação e ensino superior (com destaque para o ensino online e à distância) e o desenvoolvimento do sector privado.

O Governo cabo-verdiano recebeu com enorme satisfação a notícia da selecção do arquipélago para receber o segundo compacto de financiamento do MCA, programa de apoio do governo norte-americano.

De referir que Cabo Verde foi um dos primeiros países a cumprir com sucesso os projectos do primeiro compacto, cujo financiamento rondou os 110 milhões de dólares, com a maior fatia a ser utilizada nas obras da primeira fase de modernização e ampliação do Porto da Praia. Projectos no domínio agrícola, construção de pontes e estradas nas ilhas de Santiago e Santo Antão foram outras realizações.

XS
SM
MD
LG