Links de Acesso

Artes & Entretenimento: Mia Couto e "Menino no Sapatinho"


Livro "Menino no Sapatinho", de Mia Couto
Livro "Menino no Sapatinho", de Mia Couto

A estória do livro de Mia Couto começa com o tradicional “era uma vez”, mas não se trata exactamente de um conto para crianças.

O escritor moçambicano Mia Couto lançou no passado dia 4 de Dezembro em Lisboa o seu mais recente livro “Menino no sapatinho”, baseado num conto publicado em 2001 na obra “Na Berma de Nenhuma Estrada”, agora reescrito com ilustrações de Danuta Wojciechowska.

please wait

No media source currently available

0:00 0:10:50 0:00
Faça o Download

"O Menino no Sapatinho é um livro que joga com um imaginário mitológico cristão e de uma tradição animista, e que critica a sociedade de consumo e, particularmente, um Natal de consumo", afirmou a professora de Literatura, Artes e Culturas, Inocência Mata, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, durante a apresentação da obra.

A estória do livro de Mia Couto começa com o tradicional “era uma vez”, mas não se trata exactamente de um conto para crianças.

É um jogo que nós vamos descobrindo, que é um livro para todas as idades.

À sua maneira típica de escrever, Mia Couto trabalha com o secretismo discursivo numa obra onde revela, uma vez mais, a sua preocupação com uma realidade que teima em permanecer no seu país e em todos os outros do continente africano: a pobreza da maioria e o consumismo de uma minoria.

Nesta edição de Artes & Entretenimento apresentamos o conto que deu origem ao livro, com interpretação de Ana Guedes, Mayra Fernandes e Eduardo Ferro.

O escritor moçambicano fala também com a Voz da América sobre a obra.

Em jeito de prenda para 2014, Mia Couto confirma estar bem avançado na preparação do seu próximo romance.
XS
SM
MD
LG