Links de Acesso

Arte do grafiti ilumina ruas de Luanda

  • Pedro Dias

Angola Luanda grafiti

Angola Luanda grafiti

"Grafiteiros" sentem-se isolados do mundo cultural

O grafiti em Angola é novo. Os grafiteiros são contados pelos dedos das mãos e em Luanda o movimento é tímido enquanto pelo país não se sente a presença dos artistas de ruas. São raras as referências artísticas a esta manifestação cultural de rua ou urbana.

Mas há seis anos surgiu a Verkron ou verdade colorida, colectivo artístico de grafite. Ao longo de quase dez anos o grupo tem se expressado em várias paredes ou muros da cidade de Luanda. Os membros do colectivo dizem que a arte apresentada tem como base o protesto, contra a falta de união, obscuridade e rigidez mental de muitos angolanos e ignorância do homem. Com o grafite, a Verkron pretende curar o homem do ponto de vista espiritual.

Angola Luanda grafiti

Angola Luanda grafiti

Os grafiteiros em Angola dizem sentir-se quase sózinhos porque falta o diálogo cultural com as instituições culturais do país.

“Com os nossos fundos temos procurado comprar spray ou látex, matérias importantes para a expressão do grafite. Por isso é urgente levantar a voz de protesto”, disse Jafete.

O grafiti é definido mais que uma linguagem artística, torna-se assim, um importante instrumento de protesto e de transgressão dos valores estabelecidos; em outras palavras, nasce uma nova forma de ocupação do espaço urbano e da percepção artística.

O grafiti sempre foi uma manifestação duramente criticada por muitos, pois em alguns aspectos sua expressão pode ser interpretada como um rabisco que causa mais poluição visual, além de sere considerado um acto de vandalismo.

Muitas polémicas giram em torno desse movimento artístico, pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, e do outro não passa de poluição visual e vandalismo.

Na hora de avaliar o que a Unap- União dos Artistas Plásticos faz pelos artistas, o grafiteiro Hemak diz estar muito desiludido com a Unap porque “há muito que a instituição governamental cultural não apoia a arte de ateliê. “ “Imaginem a arte de rua ou urbana”, disse

Angola Luanda grafiti

Angola Luanda grafiti

A arte do grafiti é uma forma de manifestação artística em espaços públicos

A definição mais popular diz que o grafiti é um tipo de inscrição feita em paredes. Existem relatos e vestígios dessa arte desde o Império Romano. Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.

XS
SM
MD
LG