Links de Acesso

Arcebispo de Lubango diz que sobas hostilizam partidos políticos


Alguns sobas têm feito campanha pelo MPLA
Alguns sobas têm feito campanha pelo MPLA

Dom Gabriel Mbilingui diz estar preocupado com a incapacidade dos partidos políticos em conviver na diferença

O Arcebispo Metropolitano do Lubango, Dom Gabriel Mbilingui, disse que os sobas estão a ser utilizados para hostilizar formações políticas no interior das províncias angolanas.

Arcebispo diz que sobas impedem activisdades de partidos -3:27
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:27 0:00

Em entrevista à VOA em Moçâmedes, Dom Gabriel Mbilingui afirmou estar preocupado com a incapacidade dos partidos políticos angolanos em conviver na diferença e apontou o comportamento de alguns sobas que se converteram “em cavalo de batalha para hostilização de determinadas forças políticas em determinadas áreas”.

Os meios, segundo o Arcebispo do Lubango, ditam o domínio de determinadas áreas do interior das província por um só partido com a complacência dos sobas.

Arcebispo do Lubango Dom Gabriel Mbilingui
Arcebispo do Lubango Dom Gabriel Mbilingui

Dom Gabriel Mbilingui disse ainda que muitos dos actos de intolerância acontecem aos olhos dos que deviam evitar mas não o fazem.

Em Moçâmedes, os sobas Chimbuale, do Municipio da Bibala e do regedor do Virei Fernando Mussonde foram ouvidos pela rádio público a sensibilizar as comunidades a favor ao partido no poder.

A Administradora Municipal do Virei, Juliana Fonseca tem-se desdobrado nos últimos dias nas comunas e zonas de maior concentração populacional passando a mensagem de “diabolização de outras forças politicas”.

O presidente da Associação Mãos Livres, Salvador Freire, disse que as autoridades tradicionais devem ser apartidárias e activistas sociais para a convivência pacifica e harmonização das comunidades.

XS
SM
MD
LG