Links de Acesso

Semanário "O Angolense" Não Foi Publicado


Semanário "O Angolense" Não Foi Publicado
Semanário "O Angolense" Não Foi Publicado

O semanário “O Angolense” recentemente vendido não se publicou hoje devido a desacordos entre os novos proprietários e os jornalistas.

Está ausente das bancas. Não se sabe por quanto tempo mais.
Na base desta situação estão os desentendimentos entre patrões e jornalistas no que toca a liberdade editorial.

Os novos patrões querem uma face diferente da que tinha a publicação, os profissionais não têm concordado com viragens radicais e exigem o cumprimento do que teria ficado definido no decurso das negociações que culminaram com a compra do título.
Ao contrário da manutenção dos pilares editoriais, mudanças têm estado a ocorrer mais depressa do que era previsto. O compromisso editorial havia sido assumido pela Midia Investe S A, comunicado que fez publicar logo a seguir a compra, perante as intranquilidades que suscitou na altura.

Fala-se hoje de censura. No caso mais recente o texto de um dos colunistas não foi publicado e não houve explicações à direcção do semanário sobre as razões que determinaram a decisão.

Esta manhã os habituais leitores ainda não informados sobre o episódio procuravam nas ruas a edição.

Também surpreendidos os distribuidores. Arão é um destes vendedores e afirma com convicção a posição de liderança do jornal o que explica segundo diz a procura que se verifica.

Em vésperas do Congresso do Sindicato dos Jornalistas a ter lugar no próximo mês, perguntei a Avelino Miguel se estava surpreendido com a velocidade com que ocorre esta viragem de linhas?

A passagem para novos proprietários da Capital e do Angolense significou a capitulação dos jornalistas, ante a pressão do poder político, disse um dos nossos entrevistados à propósito deste momento que atravessa a comunicação social no país.

O momento difícil por que passa a imprensa em Angola, ouvíamos Rafael Marques.
Apesar dos esforços envidados, não conseguimos ouvir os responsáveis da publicação.

XS
SM
MD
LG