Links de Acesso

Presidentes de Angola e África do Sul analisam conflitos africanos

  • Manuel José

Eduardo dos Santos e Jacob Zuma (foto de arquivo)

Eduardo dos Santos e Jacob Zuma (foto de arquivo)

Analistas defende a potencialização das relações entre Angola e África do Sul baseadas na SADC

Jacob Zuma chegou a Luanda ao meio dia e há pouco deixou o país.

O presidente sul-africano veio discutir com homologo angolano a situação conflituosa na RDC, RCA, Mali e outros países do continente, como confirmou o embaixador da África do Sul Godfrey Nhalala. “Discutiram assuntos de interesse ao nível da região como a situação da RCA, RDC e outros”

Da parte angolana a confirmação do que conversaram os dois estadistas, Zuma e Dos Santos, veio do representante para África e Médio Oriente do ministério das relações exteriores Joaquim do Espírito Santo. “Problemas no Mali, no leste da RDC, na República Centro Africana, várias questões que preocupam os líderes africanos”.


O especialista em Relações Internacionais Alcides Sakala defende a potencialização das relações entre Angola e África do Sul baseada na SADC, a organização regional.

“Há que potencializar esta relação África do Sul - Angola, no âmbito da SADC mas sobretudo, para resolução de conflitos”.

Ideia parecida teve o empresário e presidente da Associação Industrial de Angola, José Severino quer ver outras potências na região à semelhança da África do Sul.

“Que a SADC se torne verdadeiramente uma potência económica no mundo e não apenas a África do Sul ser reconhecida como tal”.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG