Links de Acesso

Milhares de pessoas vão ser desalojadas no Namibe


Vista geral do porto do Namibe
Vista geral do porto do Namibe

Plano de requalificação da cidade velha prevê realojamento de pelo menos 1.000 famílias. Governo iniciou já consultas com pessoas afectadas

As autoridades na cidade do Namibe vão desalojar milhares de pessoas como parte de um plano de “requalificação” da parte velha da cidade.


please wait

No media source currently available

0:00 0:01:35 0:00
Faça o Download


Mas as autoridades dizem não prever conflitos porque estão a elaborar consultas com a população a fim de discutir os seus planos e o realojamento da população.

O administrador do Município do Namibe, Armando Valente, instado a pronunciar-se dos mecanismos de desalojamento e realojamento das famílias abrangidas, afirma que não há qualquer indício conflituoso pois o programa privilegia o diálogo.

Valente disse que existem sempre dúvidas quando se introduzem mudanças mas disse que as consultas deverão evitar situações conflituosas que não são do interesse do governo.

Esse plano é um dos cerca de 800 projectos de desenvolvimento da província que deverão ser analisados a partir de Sexta-feira com uma delegação do governo central chefiada pelo ministro do plano Job Graça.

Alguns citadinos reagindo ao plano manifestam-se solidários com o programa de desenvolvimento da província e requalificações, mas advertem que seja acautelada a acomodação das famílias a desalojar, conferindo-lhes dignidade merecida.
XS
SM
MD
LG