Links de Acesso

União Africana: Instabilidade político-militar continua a ser principal obstáculo

  • Arão Ndipa

Comemoração do cinquentenário da organização continental ensombrada pelas criticas ao desempenho das lideranças dos países membros.

O continente africano está a celebrar neste sábado 25 de Maio o cinquentenário da criação da Organização de Unidade Africana que deu posteriormente origem à União Africana.
Trata-se de uma comemoração ensombrada pelas criticas ao desempenho das lideranças dos países membros a maior parte das quais alvo de contestação dos seus povos por causa da sua incapacidade de criar melhores condições de vida e décadas depois das primeiras independências das potências coloniais.

Analistas em Luanda consideram que a instabilidade política e militar são crónicos obstáculos da prosperidade económica e do desenvolvimento do continente africano.
Outro factor apontado tem a ver com a dependência externa, principal responsável pelo crescimento do fenómeno da corrupção.

Para nos falar sobre o assunto, ouvimos Miguel Trovoada, secretário executivo da comissão do golfo da Guiné e o analista de política internacional, Bernardino Neto.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG