Links de Acesso

Angola tem os maiores gastos militares da África sub sahariana

  • Redacção VOA

Estudo indica que Angola ultrapassou África do Sul em despesas militares que atingiram 6,1 mil milhões de dólares, quase 5% do PIB.

Angola foi o país da África subsahariana que, em 2013, mais dinheiro gastou para fins militares, revela um estudo do Instituto Internacional de Investigação para a Paz de Estocolmo.

O estudo diz que o ano passado Angola aumentou os seus gastos militares em 36%, ultrapassando a África do Sul como o país com os maiores gastos militares na África subsahariana.

Angola tornou-se também no segundo país de todo o continente africano com mais gastos militares, sendo ultrapassado apenas pela Argélia que se tornou o ano passado no primeiro país africano a ter gastos militares acima dos 10 mil milhões de dólares.

Segundo aquele instituto, os gastos militares em Angola atingiram o ano passado seis mil e 100 milhões de dólares, um aumento de 174% desde 2004, dois anos após o fim da guerra civil.

Os gastos militares de Angola e da Argélia chegam agora a 4,8 por cento do Produto Interno Bruto, a maior percentagem em África.

O Instituto Internacional de Investigação para a Paz de Estocolmo revelou que um aumento nos rendimentos do petróleo nestes dois países é uma das razões para o aumento dos gastos militares.

O estudo agora publicado não dá pormenores dos gastos. Contudo, recentemente, tem havido notícias de Angola estar a comprar sofisticado material militar.

No ano passado, por exemplo, o diário russo Vedomosti disse que Angola assinou com empresa estatal russa Rosoboronexport um contrato de mil milhões de dólares, que inclui o fornecimento de equipamento militar, a construção de uma fábrica de munições em Angola e a assistência pós-venda. Esse contrato, ainda de acordo com o diário russo, inclui o fornecimento de 18 aviões de caça Sukhoi 30, helicópteros de transporte Mi-17, tanques, peças de artilharia, armamento ligeiro e munições.

O Governo de Angola não comentou a notícia.

A assinalar que, ainda segundo o Instituto Internacional de Investigação para a Paz de Estocolmo, África foi o continente que registou o maior aumento relativo de gastos militares em 2013. O continente teve um aumento de 8,3% dos gastos militares

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG