Links de Acesso

Angola: SONIP desmente IMOGESTIN

  • Manuel José

 Kilamba

Kilamba

A novela entre a actual gestora da comercialização das habitações das centralidades, IMOGESTIN e a antiga responsável a SONIP continua a aquecer.

Depois da IMOGESTIN, em conferência de imprensa, o ano passado ter acusado a SONIP de ficar com uma dívida de 900 milhões de dólares, a SONIP veio desmentir tal afirmação avançada pelo PCA da IMOGESTIN, Rui Cruz.

A Sonangol Imobiliária e Propriedades Lda., SONIP a antiga responsável pelo processo de construção e comercialização das centralidades desmentiu em comunicado que tenha qualquer dívida do processo que coordenava e considera as declarações do PCA Rui Cruz, de falsas e sem qualquer fundamento.

A SONIP esclarece que desde Junho de 2014, altura em que o despacho presidencial 131/14 retirava a SONIP de qualquer responsabilidade sobre os projectos das centralidades incluindo os financeiros, todas estas responsabilidades foram transferidas para esfera patrimonial do Estado, tendo sido atribuída à SONIP apenas a gestão dos mesmos até à designação da nova entidade para o efeito, no caso a IMOGESTIN, estancando de imediato todo e qualquer envolvimento da SONIP na gestão dos projectos em causa.

Desde que assumiu a responsabilidade sobre a comercialização das habitações das centralidades que a IMOGESTIN vê-se a braços com várias contrariedades, uma das quais levantadas pela AADIC - Associação Angolana dos Direitos do Consumidor - que solicitou inclusive a intervenção da procuradoria geral da republica, para aferir sobre as modalidades de pagamento que a IMOGESTIN está a praticar, que segundo a AADIC são ilegais.

A IMOGESTIN pretende que se pague duas prestações num só mês, referentes a 2014 e 1015, que segundo a AADIC não devem ser consideradas dívidas, já que não houve condições de cobrança das mesmas.

Até ao momento a PGR não respondeu a solicitação da AADIC.

De lembrar que no mês passado, a IMOGESTIN decidiu reduzir o preço das casas em 30 a 40 por cento do estabelecido no contrato inicial.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG