Links de Acesso

CNE adia reunião com presidente da UNITA para sexta-feira sem indicar uma causa


Isaías Samakuva discursa em Luanda (VOA/foto de arquivo)
Isaías Samakuva discursa em Luanda (VOA/foto de arquivo)

"Por razões que desconhecemos houve este adiamento", disse à Voz da América o porta-voz da UNITA, Alcides Sakala. Comissão Permanente toma posição sobre processo eleitoral na quinta-feira

A reunião entre o presidente da CNE, André Silva Neto, e o presidente da UNITA, Isaías Samakuva, foi adiada para esta 6ª feira, em hora a marcar.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:22 0:00
Faça o Download

"Por razões que desconhecemos houve este adiamento", disse à Voz da América o porta-voz da UNITA, Alcides Sakala.
A marcação da hora do novo encontro é dificultado por uma planeada visita do lider da UNITA ao Leste do país.
O encontro - inicialmente previsto para esta quarta-feira, às 12h00 - foi solicitado pela UNITA para abordar "irregularidades" na organização do processo eleitoral.
A UNITA acusa a CNE de falta de transparência nos contratos para o fornecimento de boletins de equipamento para as secções de voto; na ausência de regras claras sobre o acesso, no próprio local, às actas das assembleias de voto. Tem, ainda, dúvidas sobre o equipamento informático a utilizar para envio dos resultados eleitorais para o
centro de escrutínio.
A Comissão Permanente da UNITA reúne-se quinta-feira em Luanda para decidir que acções vai tomar no caso de as suas questões não terem resposta, tendo-se especulado, como motivo para o adiamento, que a CNE preferia reunir-se após esta reunião.
Samakuva disse que a UNITA, com o apoio do povo angolano, "não vai permitir eleições que não sejam claras".
O MPLA não comentou nenhuma das questões técnicas e processuais levantadas pela UNITA, mas acusou-a de "preparar uma arruaça".
Entretanto na Quinta feira o deputado deste partido, Makuta Ankondo, começa a ser ouvido pela Comissão de Ética e Decoro Parlamentar , por er questionado recentemente a nacionalidade do Presidente da República, José Eduardo dos Santos.
Mankuta Ankondo já disse que prefere morrer a pedir desculpas a Eduardo dos Santos.

XS
SM
MD
LG