Links de Acesso

África do Sul é um dos maiores parceiros comerciais de Angola

  • Venâncio Rodrigues

As facilidades do transporte de mercadorias entre os dois países permitem que um camião ou barco, de Joanesburgo a Luanda, possa levar apenas cinco a dez dias

A Câmara do Comércio e Indústria, Angola- África do Sul, estima que, até finais de deste ano, o volume de negócios entre os dois países, possa vir a situar-se acima de 1.7 bilhões de dólares, cifra que corresponde às trocas comerciais realizadas de Janeiro a Junho deste ano.


O presidente da Câmara do Comércio e Indústria Angola e África do Sul, Teddy de Almeida, disse hoje à imprensa que o actual nível de negócios entre dois países faz da África um dos maiores parceiros comerciais de Angola ao nível da SADC e da África.

O empresário angolano revelou que as trocas comerciais entre os dois países estão avaliadas, actualmente, dois mil, quatrocentos e quatro bilhões de dólares norte-americanos.

“A actual troca comercial entre os dois país está avaliada em 2.4 bilhões de dólares que correspondem a 1.6 de exportações de Angola para da África do Sul e 600 milhões de exportações da África do Sul para Angola. A África do Sul é um dos maiores parceiro de Angola ao nível da SADC e da África”, revelou.

Teddy de Almeida, fez estas declarações quando fazia o balanço das relações comerciais entre Angola e a África do Sul.

Ele realçou as facilidades do transporte de mercadorias entre os dois países sublinhando que um camião ou barco, de Joanesburgo a Luanda, pode levar, actualmente, cinco a dez dias, um tempo muito reduzido comparativamente ao de uma embarcação proveniente da Europa, Ásia ou mesmo América do Norte, que, segundo a firmou, é de quinze dias .
XS
SM
MD
LG