Links de Acesso

Angola retira embaixador da República Democrática do Congo


Georges Chikoti, ministro angolano das Relações Exteriores
Georges Chikoti, ministro angolano das Relações Exteriores

Georges Chikoti negou que tenha havido ataque à missão diplomática angolana.

O Governo de Angola retirou o seu embaixador e demais elementos da sua missão diplomática na República Democrática do Congo (RDCongo) devido à insegurança no país.

O ministro angolano das Relações Exteriores confirmou a decisão à imprensa, mas rejeitou que a embaixada angolana em Kinshasa tenha sido atacada.

"Essas questões de ataque directo às nossas instalações não são verdadeiras, não temos esses elementos. O embaixador retirou algum pessoal, famíliares para a República do Congo, onde ele estava até antes de ontem. Mas acho que a situação se está a normalizar", disse Georges Chikoti, que se reuniu no sábado com o seu homólogo congolês Raymond Tshibanda em Nova Iorque no sábado, 24.

Chiloti também reiterou que o seu Governo que Angola não enviou militares para o país vizinho, ao contrário do que tem revelado a imprensa.

Protestos contra o Governo de Joseph Kabila irromperam há um mês na República Democrática do Congo e provocaram uma onda de violência que tem preocupado a comunidade internacional.

XS
SM
MD
LG