Links de Acesso

Angola: Quando o telefone toca os dirigentes não atendem


Os líderes angolanos que atendem dizem que a maior parte das chamadas é de pessoas a pedirem dinheiro.

O Presidente de Angola e dirigentes de dois dos principais partidos do país, UNITA e FNLA, são impossíveis de contactar pelos cidadãos, revela um estudo do Centro de Integridade Pública.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:54 0:00
Faça o Download

Mas outros líderes partidários que atendem o telefone dizem que a maior parte dos telefonemas vem de pessoas que querem ajuda financeira.

No que diz respeito ao Presidente Eduardo dos Santos, este não dispõe de uma linha telefónica aberta ao público e mesmo os serviços de apoio da presidência são difíceis de contactar pelo público.

O centro disse que o presidente da UNITA, Isaías Samakuva não atendeu a nenhuma das chamadas feitas por si em vários períodos do dia e não retornou as referidas chamadas.

Lucas Ngonda que substituiu Ngola Kabango na liderança da FNLA, por imposição do Tribunal Constitucional também não atendeu as diversas chamadas efectuadas para o seu telefone e igualmente não retornou a nenhuma das chamadas.

Entre os que atenderam o telefone estão: Justino Pinto de Andrade do Bloco Democrático, Abel Chivukuvuku da CASA-CE, Eduardo Kuangana do PRS e Sidiangani Mbimbi do PDP-ANA. Chivukuvuku, Kuangana e Mbimbi disseram que a maioria dos telefonemas que atendem são para solicitar ajuda financeira.

O Centro de Integridade Publica é um projecto de jornalistas .

XS
SM
MD
LG