Links de Acesso

Angola poderá olhar para Cabo Verde como exemplo?


Visita de deputados angolanos a Cabo Verde poderá dar bons frutos

A experiência de poder autárquico cabo-verdiano é um modelo que devia ser seguido por Angola diz o líder da bancada parlamentar da Unita.

Depois de terem visitado Cabo Verde, os deputados da Unita pensam que as eleições autárquicas em Angola já deviam ter sido realizadas.
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:09 0:00
Faça o Download
Cabo Verde é um território que tem pedras por todo lado mas nas casas dos cabo-verdianos sai água nas torneiras, tem energia eléctrica e nós não fazemos porquê?
O chefe do grupo parlamentar da Unita, Raul Danda, considerou que Angola só não realizou eleições autárquicas por falta de vontade política dos que governam o país.

Para Danda, as justificações que o partido no poder tem apresentado, para adiar a materialização das autarquias em Angola não tem sentido e o caso de Cabo Verde é prova disto.

"O que nós vimos em Cabo Verde suporta a tese que as autarquias em Angola devia ser para ontem porque vê-se que quando o autarca está mais próximo da população conhece melhor os problemas e mais facilmente consegue as soluções. Cabo Verde é um território que tem pedras por todo lado mas nas casas dos cabo-verdianos sai água nas torneiras, tem energia eléctrica e nós não fazemos porquê? Angola tem uma das mais importantes bacias hídricas do mundo porque que não fazemos igual?"

Para o líder da bancada parlamentar da UNITA o caso de Cabo Verde assenta como uma luva para o nosso país.

"Em Cabo Verde não há florestas, em Angola existe em abundância, todas as árvores existentes em Cabo Verde foram plantadas e lá permanecem, os cabo-verdianos vivem incrustados nas montanhas por cima das pedras mas conseguem ter agua e luz em casa, quando há sistemas de irrigação para o cultivo em Cabo Verde, por amor de Deus mesmo alguém cego consegue que aquele é um bom exemplo de autarquias a seguir"

A Voz da América ouviu um especialista a propósito do assunto, o representante da Open Society em Angola, Elias Isaac.

Isaac considera que para além de Cabo Verde, outros casos de autarquias como o de Moçambique servem de modelo para Angola.

"Há países como Moçambique que também tiveram os mesmos problemas que Angola e o processo de autarquias correram de uma forma pacífica e harmoniosa".

Para Elias Isaac está clara a intenção do Executivo "em dificultar ainda mais as coisas para protelar a realização das eleições autárquicas".

"O Governo está a trazer cada vez mais elementos que parecem dificultar mais o processo ao invés de facilitar, o poder local é essencial para que haja maior participação e inclusão e acima de tudo maior desenvolvimento que contemple as comunidades e os pobres deste país".
XS
SM
MD
LG