Links de Acesso

Parlamento angolano: Uma longa paixão por carros de luxo


Assembleia Nacional chegou a ser apelidada "Auditório" devido à quantidade de automóveis Audi no seu parque de estacionamento.

Notícias recentemente divulgadas pela imprensa angolana, e depois desmentidas pela porta-voz da Assembleia Nacional, acerca da aquisição de veículos de luxo da marca Jaguar para os deputados angolanos têm vindo a dar que falar.

O facto é que a legislatura angolana tem um longo historial de aquisição de viaturas do género.

Mas afinal que carros usam os deputados angolanos? Para responder a esta questão vamos recuar até ao ano de 1992, ano em que começa a primeira legislatura de Angola, como estado democrático e de direito. Legislatura considerada como a mais longa de África, levou 16 anos (de 1992 a 2008). Nesta legislatura, aos deputados foram atribuídos dois tipos de viaturas: Audi-100, para uns e Citroen-Xantia, para outros, a justificação para tal distribuição assentava na inexistência de um lote integral de Audis.

please wait

No media source currently available

0:00 0:03:03 0:00
Faça o Download


Nesta altura, em tom jocoso, a Assembleia Nacional era chamada “Auditório”, em homenagem à quantidade de Audis expostos no parque do parlamento angolano. De acordo com uma fonte, entendida na matéria que solicitou o anonimato, estas viaturas Audi-100 custaram na altura 35 mil dólares cada. Em 1997 a meio da legislatura juntaram-se à casa das leis mais 16 deputados da UNITA provenientes das matas, aí a Assembleia Nacional teve de adquirir mais 16 viaturas Audi-100, para estes deputados.
Em 2002, a frota de viaturas para os parlamentares volta a ser trocada, nesta altura o parlamento adquire viaturas Audi, modelo A6 que segundo a nossa fonte custaram a cada 60 mil dólares por unidade. Em 2008 com o fim da legislatura de 1992, começa, fruto das eleições de 2008 a segunda legislatura de Angola e a frota volta a ser alterada, os deputados desta vez foram contemplados com viaturas BMW-535, custando cada unidade 138 mil dólares.
Em 2012 têm lugar novas eleições, começa a terceira legislatura e surge a informação na imprensa angolana dos Jaguares de 270 mil dólares cada, informação não confirmada pelo presidente da Assembleia Nacional, nem pelos deputados, aliás o deputado Raul Danda da UNITA lembra que em 2008 já havia surgido um "boato" similar: “Em 2008 quando se dizia que os deputados, vi em todos jornais, iriam receber jipes BMW-X6, nenhum deputado recebeu isso, foi uma mentira, foi uma mera especulação”.
Os BMW-X6 não chegaram aos deputados e agora em 2012 será que os Jaguares chegarão?
Raul Danda acha que não: “Em acredito que mais uma vez estará a ser feita especulação”.
Danda não crê nos Jaguares e nós perguntamos que viaturas protocolares serão distribuídas aos deputados nesta legislatura? A resposta talvez depois de amanha quando os deputados apreciarem e aprovarem o orçamento da Assembleia Nacional para 2013.
XS
SM
MD
LG