Links de Acesso

Angola: Eduardo dos Santos toma posse quarta-feira

  • Arão Ndipa

VENHAM MAIS CINCO! Eduardo dos Santos tem mais cinco anos para aplicar novas políticas

Combate à corrupção deve ser prioridade do novo mandato do MPLA, diz analista Alberto Cafussa. Lopes Trigo do Conselho Nacional Juventude quer prioridade em programas sociais

O Presidente José Eduardo dos Santos vai ser empossado na Quarta-feira para um novo mandato de cinco anos numa cerimónia em que será dada também posse a Manuel Vicente como vice- presidente.

O novo mandato de cinco anos do presidente e do seu partido, o MPLA, é visto por alguns analistas como uma oportunidade para aplciar promessas feitas anteriormente que que não foram cumpridas.

O analista político Alberto Cafussa disse que o governo do MPLA saído das últimas eleições vai ter que combater a corrupção “ de forma rigorosa”.




Cafussa falava á Voz da América, juntamente com Lopes Trigo membro do Conselho Nacional da Juventude para analisar os desafios a que o MPLA faz face agora que tem um mandato para governar durante mais cinco anos.

Cafufa opinou que para combater a corrupção o governo terá que entre outras medidas “consolidar a separação de poderes entre o sistema judicial e o executivo”.

“A corrupção é uma das grandes doenças da sociedade e impede que políticas públicas não sejam implementadas,” disse Cafussa para quem o governo tem que procurar “indivíduos responsáveis” que possam “moralizar a gestão pública”.

Cafussa apontou o o desemprego e a falta de habitação como outros dos grandes problemas a que o MPLA faz face.

Já Lopes Trigo disse que a sua expectativa é que o governo “reforce a sua actuação nos programas sociais”.

Lopes Trigo mencionou as áreas da saúde, educação e “aquisição de casa própria” como alguns dos grandes desafios a que o novo governo faz face.

A sua Opinião

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG