Links de Acesso

Angola: Eduardo dos Santos toma posse quarta-feira

  • Arão Ndipa

VENHAM MAIS CINCO! Eduardo dos Santos tem mais cinco anos para aplicar novas políticas

VENHAM MAIS CINCO! Eduardo dos Santos tem mais cinco anos para aplicar novas políticas

Combate à corrupção deve ser prioridade do novo mandato do MPLA, diz analista Alberto Cafussa. Lopes Trigo do Conselho Nacional Juventude quer prioridade em programas sociais

O Presidente José Eduardo dos Santos vai ser empossado na Quarta-feira para um novo mandato de cinco anos numa cerimónia em que será dada também posse a Manuel Vicente como vice- presidente.

O novo mandato de cinco anos do presidente e do seu partido, o MPLA, é visto por alguns analistas como uma oportunidade para aplciar promessas feitas anteriormente que que não foram cumpridas.

O analista político Alberto Cafussa disse que o governo do MPLA saído das últimas eleições vai ter que combater a corrupção “ de forma rigorosa”.




Cafussa falava á Voz da América, juntamente com Lopes Trigo membro do Conselho Nacional da Juventude para analisar os desafios a que o MPLA faz face agora que tem um mandato para governar durante mais cinco anos.

Cafufa opinou que para combater a corrupção o governo terá que entre outras medidas “consolidar a separação de poderes entre o sistema judicial e o executivo”.

“A corrupção é uma das grandes doenças da sociedade e impede que políticas públicas não sejam implementadas,” disse Cafussa para quem o governo tem que procurar “indivíduos responsáveis” que possam “moralizar a gestão pública”.

Cafussa apontou o o desemprego e a falta de habitação como outros dos grandes problemas a que o MPLA faz face.

Já Lopes Trigo disse que a sua expectativa é que o governo “reforce a sua actuação nos programas sociais”.

Lopes Trigo mencionou as áreas da saúde, educação e “aquisição de casa própria” como alguns dos grandes desafios a que o novo governo faz face.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG