Links de Acesso

Internet angolana é lenta e sofre muitas interrupções


internet
internet

Num mercado sem regulamentação para a concorrência, o negócio no sector das telecomunicações funciona num paraíso dominado por um restrito grupo de empresas

Os serviços de internet em Angola funcionam com extrema irregularidade. O serviço é já de si lento, mas as interrupções são frequentes e, por vezes, prolongadas.

Os utilizadores de internet estão a queixar-se das inúmeras interrupções do serviço que é fornecido, pelas servidoras locais. O sinal passou a oscilar mais nestes últimos dias, coincidindo mais ou menos com o período das chuvas.

Há coisa de duas semanas duas das mais procuradas servidoras, nomeadamente a TV-Cabo e a Movinet ficaram privadas do serviço por quase uma semana, mas nenhuma delas se atreveu a prestar esclarecimentos até ao momento.

Na única resposta que se podia obter da área de atendimento aos clientes,as operadoras atribuíam responsabilidades à empresa pública Angola Telecom, a única provedora de sinal para todo o país.

Esta dificuldade é maior nas províncias.Ângelo Kapwatcha, do Fórum Universitário na cidade do Huambo,disse que é no acesso às páginas noticiosas onde reside o maior problema. Com os resultantes prejuízos económicos que derivam desta situação,poucos não admitem que o sinal esteja a ser controlado pelas autoridades políticas.

Um representante da conhecida servidora de televisão e internet por cabo, recusou-se a falar sobre o assunto, mas remeteu-o para uma próxima ocasião.

Embora alguns ouvintes se queixem também das dificuldades no acesso à emissão online, sobretudo fora de Luanda, Walter Cristóvão da Comissão de Gestão da emissora católica não considera por enquanto ser problema de maior

Num mercado sem regulamentação para a concorrência, o negócio no sector das telecomunicações funciona num paraíso dominado por um restrito grupo de empresas,detidas por cidadãos angolanos politicamente influentes e, portanto, sujeito aos excessos dos seus proprietários e onde os critérios de eficácia e exigência de qualidade não contam muito.

XS
SM
MD
LG