Links de Acesso

Greves em Portugal dificultam abastecimento natalício no Lubango


 Vista da cidade do Lubango
Vista da cidade do Lubango

As greves nos serviços portuários portugueses estão a colocar em causa o abastecimento em bens indispensáveis para a quadra festiva na cidade do Lubango.

As greves que vão afectando os serviços portuários portugueses estão a colocar em causa o abastecimento em bens indispensáveis para a quadra festiva na cidade do Lubango.
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:40 0:00
Faça o Download

O director comercial das Organizações Miguel Neto, Fernando António, disse que o principal fornecedor da sua rede de supermercados é Portugal, mas espera ter antes do Natal bens à disposição dos consumidores:

“ Estamos com atraso na nossa mercadoria propriamente para o Natal e estamos a fazer de tudo para ver se de facto consigamos ter as coisas aqui até antes do dia 22”.

Vieira Dias, do grupo Marivel, também experimenta as mesmas dificuldades. O difícil mercado interno é a alternativa segundo o empresário:

“ Já temos duas viaturas em Luanda esta semana a fazer algumas recolhas destes mimos para ver se até dia 20 nós temos aqui alguma coisa para satisfazer a população”.

Teresa Sónia foi uma das vítimas da ausência de alguns produtos mais procurados durante a quadra festiva:

“ Vinha ver se tinham bacalhau e ainda não encontrei”.

Para Deolinda, funcionária pública, os preços continuam altos e por isso é preciso contenção nos gastos:

“ Não é preciso gastar tanto porque um funcionário público não deve gastar além daquilo que ganha”.

O Instituto de Defesa do Consumidor em parceria com a Polícia Económica e a Inspecção do Comércio estão atentos à qualidade e à especulação de preço dos bens essenciais:
“ Estamos a fiscalizar para vermos como é que estamos em questões de preços para vermos em questões de qualidade dos bens alimentares que naturalmente estão colocados nesta altura à disposição de todos os consumidores”.

Era Bárbara Coutinho, do Instituto de Defesa do Consumidor na Huíla.
XS
SM
MD
LG