Links de Acesso

Enviado especial americano vai a Angola e participará na Cimeira dos Grandes Lagos


Thomas Perriello
Thomas Perriello

O enviado especial americano para a região dos Grandes Lagos Thomas Perriello vai fazer um périplo por seis cidades africanas com o objectivo de resolver a crise no Burundi e apoiar o processo eleitoral na República Democrática do Congo.

Perriello estará em Luanda, Joanesburgo, Bujumbura no Burundi, Bukavu, Kinshasa e Arusha.

Em Angola, Perriello vai participar na Cimeira da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos, prevista para hoje e que foi adiada para Março.

Segundo comunicado do Departamento de Estado americano, o Governo dos Estados Unidos acredita que uma resolução urgente, num diálogo mediado regionalmente pelos parceiros do Burundi, é a melhor forma para resolver a actual crise e restaurar o progresso conquistado pelo Burundi na última década.

Os Estados Unidos encorajam a Comunidade da África Oriental (EAC na sigla em inglês) a identificarem imediatamente a data para o diálogo, que teve início a 28 de Dezembro em Entebbe, no Uganda.

Além do engajamento na necessidade deste diálogo no Burundi, a Administração Obama "apoia veementemente os esforços da União Africana no processo de diálogo e na presença de mais monitores de direitos humanos no Burundi".

Eleições no Congo

O Governo americano acrescenta ainda que está comprometido em apoiar a integridade constitucional, garantindo a marcação de uma data para as eleições na República Democrática do Congo, que contemple um processo de "paz e respeito pela liberdade de expressão e reunião dos cidadãos congoleses".

Perriello vai encontrar-se com os parceiros congoleses para discutir o processo avante e igualmente levantar questões que preocupam os Estados Unidos no que concerne ao tratamento do executivo à oposição política e à sociedade civil.

XS
SM
MD
LG