Links de Acesso

ANGOLA - Governo investiga imagens de maus tratos nas prisões


Inquérito do minstério do interior destina-se a apurar a veracidade do vídeo amador que mostra mais um episódio de violência policial contra reclusos supostamente na Comarca de Viana em Luanda.

Em nota de imprensa aquele órgão governamental garantiu que vai apurar a veracidade dos factos e, consequentemente, responsabilizar os presumíveis autores deste violento acto.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:56 0:00
Faça o Download

Em Abril deste ano o Ministério do Interior havia afastado do seu cargo o director da Comarca de Viana e vários subordinados seus quando circulou um vídeo com actos similares de agressão contra reclusos.

O vídeo, que circula na Internet há alguns dias, tem mais de 5 minutos e mostra um grupo de presos a ser agredido com bastonadas e pontapés por agentes da Polícia Nacional, com a participação de guardas prisionais e membros do corpo de bombeiros.

Ouvem-se gargalhadas, vais e palavras de incentivo por parte do grupo dos agressores para continuar a agressão. Não podendo oferecer resistência, as vítimas procuram proteger-se dos golpes juntando-se aos outros reclusos.

No final do vídeo, vêem-se vários detidos ensanguentados sendo um deles em aparente estado de desfalecimento.

Entretanto a activista da Associação Justiça, Paz e Democracia, Lúcia Silveira, entende que mais do que responsabilizar os supostos autores, o governo deve criar mecanismos de prevenção de tais actos.

“ O Ministério do Interior deve criar um sistema eficaz de responsabilização das pessoas para que tais actos não voltem a acontecer e atacar as causas e não as consequências ”, disse.
XS
SM
MD
LG