Links de Acesso

Angola: Governo inicia vacinação de criancas de Luanda

  • Manuel José

.

.

Mais de 120 mil crianças vão ser vacinadas em enorme campanha

Mais de 120.000 mil crianças vão ser vacinadas em Luanda numa enorme campanha governamental que envolve centenas de vacinadores.




De acordo com os dados da Direcção provincial da saúde a taxa de mortalidade do país no geral e Luanda em particular ainda são bastante altos: Por cada mil nascimentos, cem crianças morrem antes de atingir um ano de vida.

"A taxa de mortalidade infantil em Angola, e Luanda não foge a regra ainda é alto e preocupa as autoridades do país, temos uma taxa de mortalidade que anda acima de cem crianças por mil," disse Rosa Bessa de Campos, Directora provincial da saúde de Luanda.

A campanha foi lançada a 30 de Julho e termina a 31 de Outubro em todo território de Luanda, para imunizar mais de 20 mil crianças menores de um ano.

"Prevemos imunizar 124 mil crianças com todos anti genes, isto quer dizer que vamos administrar vacina contra pólio, Pentavalente, Sarampo etc," acrescentou Bessa de Campos.

A grande novidade é a administração da vacina denominada PNEUMO-13 que protege os pequenos contra várias infecções como a Pneumonia.

Para esta campanha de vacinação que vai até o ultimo dia de Outubro o governo de Luanda mobilizou duzentas e trinta equipas de vacinadores espalhados por todos os municípios de Luanda.

"Temos cerca de 400 vacinadores, temos 150 equipas fixas e 80 avançadas em sítios previamente identificados, durante três meses,” disse a dorectora..

A jornada coordenada pelas autoridades sanitárias angolanas com apoio do UNICEF e Organização Mundial da saúde que estabelece, para os países como taxa ideal de mortalidade infantil seis mortes por cada mil crianças nascidas.

Segundo o último relatório os melhores países posicionados são a Islândia e o Japão com 3 por mil, entre os piores estão o Afeganistão e o Níger com 122 mortes por mil e 110 por mil respectivamente.
XS
SM
MD
LG