Links de Acesso

Angola: Festival Luanda Cartoon realiza 12ª edição


…e os irmãos Lindomar e Olímpio de Sousa retomam a publicação de Cabetula em Dezembro.

A 12ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada e Animação Luanda Cartoon decorrerá, entre 21 e 28 de Agosto, no Instituto Camões, m Luanda.

Além dos artistas locais, está garantida a participação de criativos do Gabão, Portugal e Brasil.

Lindomar de Sousa, que fundou o festival com o seu irmão Olímpio, disse à VOA que o mesmo pretende promover a banda desenhada, formar os autores e estimular os jovens interessados.

Esta edição, disse Lindomar, tem também a particularidade de fazer uma retrospectiva dos 40 anos de banda desenhada em Angola, alinhado às celebrações da independência nacional, em Novembro.

Mas o cunho crítico, sublinhou, não faltara: “A arte tem a possibilidade de ajudar as pessoas a mudarem. Há no festival um lado de crítica social que ajudar a desenvolver,” disse.

Manter este festival é um desafio para os dois irmãos. Os projectos de comunicação que fazem para bancos e organizações que trabalham em temas como saúde, mantem o seu estúdio activo, "porque a banda desenhada artística não rende." É com essa energia que planificam o festival.

No geral, segundo Lindomar, trabalhar nesta área é uma questão de paixão. Mesmo nos jornais, "o cartoonista é visto como aquele moço que desenha" e não como um profissional, desabafou o artista.

Depois do festival, Lindomar e Olímpio irão se concentrar na produção da revista Cabetula, que volta às prateleiras em Dezembro deste ano.

Acompanhe:

please wait

No media source currently available

0:00 0:11:17 0:00
Faça o Download

XS
SM
MD
LG