Links de Acesso

Angola Fala Só: Bilhete de Identidade General Martinho Ngola


General Martinho Ngola, (Lacrau Ngola Yetu)

General Martinho Ngola, (Lacrau Ngola Yetu)

Martinho Ngola, nome de guerra Lacrau Ngola Yetu, é o líder do PUPA - Partido da Unidade do Povo de Angola. Alto Comandante das FASEDA dos Comandos Búfalos ACB2, passou pelo 27 e "sobreviveu".

Martinho Ngola, general e Alto Comandante das FASEDA, um movimento criado a 28 de Novembro de 1977, é o convidado desta Sexta-feira, 31 de Outubro, do Angola Fala Só. Foi na FNLA onde começou a sua carreira militar, mas três anos depois integrou as FAPLA, onde os seus companheiros lhe deram o nome de guerra "Lacrau Ngola Yetu", porque as suas ordens eram sempre seguidas. A 27 de Maio de 1977 participou na chamada tentativa de golpe e hoje considera-se um sobrevivente do 27 que luta pelo seu reenquadramento e dos seus companheiros nas FAA. A música de André Mingas cativa o seu espírito.

Nome: Martinho Ngola

Profissão: Presidente do PUPA

Data de Nascimento: 15 de Abril 1954

Local de Nascimento: Cubal - Benguela

Estado civil: Casado

Filhos: 5

Destino em Angola: Lubango - por causa clima e das pessoas e Cunene, de onde são os seus pais.

Lema de vida: Liberdade, Unidade, Paz, Democracia e Justiça Social

Curiosidades: Gosta de muito de batata frita, peixe frito e não come porco. Não gosta de danças nem de festas e não consome bebidas alcoólicas nem refrigerantes.

Hobbies: Praia e visitar museus.

Música: Gosta de música revolucionária e André Mingas cativa o seu espírito.

Detenções: A primeira detenção decorreu do 27 de Maio de 1977. Desde então já foi detido pelo menos nove vezes - acusado sempre de tentativa de golpe de Estado.
Lacrau Ngola Yetu diz que se fosse para fazer rebelião já o teriam feito e que apenas reclamam os seus direitos porque combateram pelo país, da mesma forma que actuais ministros, que foram seus colegas de carreira militar, também o fizeram.

A causa que defende: Reenquadramento das FASEDA (Forças Armadas de Segurança e Estratégia da Defesa de Angola) dos Búfalos ACB2 nas Forças Armadas Angolanas. A FASEDA é um movimento político criado a 28 de Novembro de 1977.

O general quer também registar o PUPA como partido, que considera estar no exílio por não ser um partido reconhecido e que funciona actualmente como associação.

Referências Políticas: Nelson Mandela, George Washington (primeiro Presidente dos EUA), Kwame Nkrumah.

Onde estava no 11 de Novembro de 1975:
Estava na Nigéria a fazer um curso de Ciências Políticas e Militares. Tinha sido enviado para aquele país pela FNLA com mais 24 elementos. Também fizemso a festa, mas não podíamos sair para Angola, porque tínhamos que terminar o curso.

Facebook: Martinho Ngola

XS
SM
MD
LG