Links de Acesso

Angola Fala Só, Bilhete de Identidade de Rafael Marques


Rafael Marques de Morais

Rafael Marques de Morais

Esta semana na rubrica "Angola Fala Só", fala Rafael Marques de Morais. Activista, vencedor de vários prémios internacionais, voz activa contra a corrupção, tem um BI especial do Angola Fala Só.

Esta sexta-feira, 22, a conversa é com Rafael Marques. Mais do que uma voz activa na sociedade angolana é também pai, não gosta de carne nem peixe e teve a avó como "escudo humano" na altura da independência.

Nome: Rafael Marques de Morais
Profissão: Jornalista e Activista dos Direitos Humanos

Data de nascimento: 1971
Local de nascimento: Luanda (mas é malanjino)

1ª detenção: Outubro de 1999
Última detenção: Setembro de 2013
2005: Comissão dos Direitos Humanos das Nações Unidas condena o Governo angolano a pagar-lhe uma indeminização no valor de 70 mil dólares americanos (que ainda não recebeu)

Prémios: reconhecido internacionalmente com Percy Qoboza (2000); Civil Courage (2006) e Prémio Integridade da Transparência Internacional (2013)

Curiosidade: Vegetariano há 25 anos

Onde estava no 11 de Novembro de 1975?
Em Malanje com a família.
Lembro-me muito bem dos tiros e da minha avó a tentar cobrir-me com o seu corpo, mas não sabíamos se era a independência ou não.
Estávamos numa zona que era um ponto de disputa entre três frentes e como várias famílias angolanas, umas conseguiram fugir outras não. Nós fomos dos que não conseguiram fugir.

Na Internet
http://makaangola.org/
https://www.facebook.com/rafael.marquesdemorais
@makaangola
XS
SM
MD
LG