Links de Acesso

Angola Fala Só: Bilhete de Identidade Rosa Roque


Rosa Roque Mentora Gingas do Maculusso
Rosa Roque Mentora Gingas do Maculusso

Rosa Roque é a convidada desta semana. A mamã das Gingas compilou este ano toda a discografia das Gingas de 30 Anos numa colectânea com os álbuns de sua autoria: Mbanza Luanda; Malange Natureza e Ritmos; Xiyame; Muenhu; Luatchimo e Mangonha

Esta sexta-feira, 7, a conversa no "Angola fala Só" é com a Professora Rosa Roque, psicóloga de formação, eterna mamã das Gingas do Maculusso, directora artística e compositora musical. Escolheu quatro lugares como destinos preferidos em Angola e é mãe de seis filhos, três biológicos e três adoptivos.
Na vida leva uma mão cheia de distinções e muito respeito do povo angolano.

Nome: Rosa ermelinda Roque dos Santos
Profissão: Directora artística e compositora musical

Estado Civil: Divorciada
Filhos: Seis

Data de nascimento: 4 de Março 1953
Signo: Peixes
Local de nascimento: Quela - Malange

Destino em Angola: Quedas de Calandula e Cangandala (Pedras Negras) em Malange, floresta do Maiombe em Cabinda e praia da Caotinha em Benguela

Frase: A nossa vida é o instante presente mas só se define completamente quando termina.

Curiosidades: Tem um estômago "bem democrático" mas não dispensa um bom funge.

Fobias: O mar e o ar são os maiores "dramas". Referindo-se à profundidade do mar e ao medo de voar de avião.

Prémios/ Distinções: Para Rosa Roque a maior distinção é o reconhecimento de todo o povo angolano pelo seu trabalho, mas destaca: Diploma de Mérito nacional para a música; Diploma Baluarte da música angolana da União de Artistas e Compositores Angolanos; Distinção de Mérito da província de Malange.

Onde estava no 11 de Novembro de 1975?
Vivia-se um clima de grande euforia. Saí de Malanje para assistir à chegada de Agostinho Neto a Luanda. Isto foi o que mais me marcou e foi antes do 11 de Novembro. Creio que estava em Malange nesse dia e já era militante, por isso vivi intensamente os momentos que antecederam a independência.

Na Internet: Não tem nenhuma página nas redes sociais, porque afirma ainda não se ter capacitado para essa disponibilidade.

XS
SM
MD
LG