Links de Acesso

"Angola está a tempo de tomar decisões importantes para a sua economia", diz investigador

  • Alvaro Ludgero Andrade

Ricardo Soares de Oliveira

Ricardo Soares de Oliveira

Ricardo Soares de Oliveira lança livro "Magnificent and Beggar Land: Angola Since the Civil War".

Angola conheceu anos de um rápido robusto crescimento económico, que levou o país da guerra a potência regional. Este é o tema do livro “Magnificent and Beggar Land: Angola Since the Civil War", do professor Políticas Comparadas Universidade de Oxford, Inglaterra, Ricardo Soares de Oliveira.

Baseado em três anos de investigação e de experiência em primeira-mão, o livro traça um retrato do país que se ergueu das feridas de um conflito de quatro décadas, primeiro de luta de libertação e depois de guerra civil, para se transformar naquilo que é hoje, potência regional e económica.

Ricardo Soares de Oliveira diz, em entrevista à VOA, que, apesar de todas as críticas que se possa fazer ao processo, Angola fez um caminho notável.

Na obra, aquele professor universitário e investigador mostra o crescimento da economia angolana assente, essencialmente no petróleo, apesar do discurso governamental de diversificação, o que não aconteceu como revela a crise financeira actual.

Apesar da situação actual, Ricardo Soares de Oliveira considera que, embora com algum atraso, Angola está ainda em condições de recentrar a sua estratégia de crescimento económico, de modo a afirmar, definitivamente como uma potência regional.

A obra sobre a ascensão de Angola da guerra a potência regional foi apresentada ontem, 3, em Londres perante uma audiência de jovens quadros angolanos muito interessada em discutir o futuro do país.

XS
SM
MD
LG