Links de Acesso

MPLA continua a liderar contagem provisória com 72% dos votos


Com cerca de 84,7% dos votos contabilizados o MPLA continua a liderar com grande vantagem

Com cerca de 84,7% dos votos contabilizados o MPLA continua a liderar com grande vantagem a contagem provisória dos votos nas eleições gerais de sexta-feira passada.
De acordo com os últimos números divulgados pela Comissão Nacional Eleitoral, CNE...
- MPLA soma 72,85% dos votos
- UNITA 18,22%
- CASA-CE 5,6%
- PRS 1,74%
- FNLA 1,04%
- ND 0,19%
- PAPOD 0,12%
- FUMA 0,12%
- CPO 0,08%.
Contabilizaram-se também 3,72% de votos brancos, 2,09% de votos nulos e 0,34% de votos reclamados.
Comentando os resultados, o porta-voz do MPLA, Rui Falcão, afirmou que eles reflectem "a missão cumprida". Acrescentou que foi também "confirmado o objectivo de manter a maioria qualificada".
Entretanto reagindo aos resultados provisórios, a UNITA anunciou que se prepara para apresentar documentos que mostram que os resultados difundidos pela Comissão Nacional Eleitoral, CNE, "não são os mesmos que foram contabilizados pelos fiscais nas assembleias de voto em diferentes partes do país".
Por seu turno o presidente da CASA-CE, Abel Chivukuvuku, criticou o processo eleitoral angolano afirmando que o mesmo : “decorreu em má-fé e envolvido em irregularidades para além de vários outros atropelos à lei”.
Chivukuvuku lamentou o facto de a sua organização não ter conseguido estar presente em todas as assembleias de voto do país: “ por desorganização da Comissão Nacional Eleitoral, ou por má-fé, ou de forma propositada não pudemos ter fiscais em todas as mesas”.
Abel Chivukuvuku remeteu entretanto para os próximos dias se aceita ou não os resultados anunciados até agora.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG