Links de Acesso

Deputados da oposição não rejeitam viaturas de luxo


Modelo XF da marca Jaguar. Os 270 mil dólares por unidade são considerados excessivos, sobretudo porque a compra em grande quantidade para frotas beneficia, geralmente, de descontos
Modelo XF da marca Jaguar. Os 270 mil dólares por unidade são considerados excessivos, sobretudo porque a compra em grande quantidade para frotas beneficia, geralmente, de descontos

Partidos da oposição representados na Assembleia Nacional ou não respondem, ou falam contra o despesismo - mas nenhum disse que não aceitaria as viaturas de luxo.

A informacao ainda não é oficial mas sabe-se que a nossa casa das leis vai distribuir viaturas Jaguar aos deputados angolanos, ao preço unitário de 270 mil dolares notre-americanos.

Tendo em conta que sao 220 deputados o orgão legislativo angolano terá desembolsado, para adquirir estas viaturas, à empresa TCG Automóveis, 60 milhões de dólares.

Entre os grupos parlamentares, o MPLA não se disponibilizou em falar, para a VOA sobre o assunto. Da bancada parlamentar do PRS, Eduardo Kuangana disse-nos que não tem informações sobre esta matéria e por isso não comenta.

Da CASA-CE, o deputado Manuel Fernandes que é igualmente o quarto vice-presidente da Assembleia Nacional disse desconhecer esta informação sobre as viaturas Jaguar, mas acha que se deve ter alguma contenção nos gastos públicos.

"Quem tem a responsabilidade de gerir bens públicos deve saber fazer uma boa gestão à luz da realidade do país", disse.

A UNITA, por intermédio do presidente do grupo parlamentar, Raul Danda considera inconcebível gastar-se tanto dinheiro para comprar viaturas protocolares de deputados, considerabndo que "nao se pode permitir que tenhamos viaturas que custem duzentos e tal mil dólares".

Por outro lado, Raul Danda também não admite que deputados andem em viaturas impróprias, como aconteceu a na legislatura passada.

"Também não vamos querer, tal como em 2008, que muitos deputados vinham trabalhar de Toyota Starlet e deixavam os carros noutros sitios e subiam a pé até à Assembleia Nacional. Acho que os angolanos não iam querer ver os seus representantes assim", explicitou Danda.
...
O Chefe da bancada parlamentar da UNITA chamou a atencao, para que esta questao de viaturas caras nao se resuma so aos deputados, outros sectores do estado tambem deviam gastar menos em carros.

E prossegue: "Os deputados não precisam ter viaturas semelhantes às que atribuiram aos administradores da SONANGOL, que custaram muito dinheiro e tambem é dinheiro do Estado; os deputados não precisam de ter viaturas blindadas que atribuiram aos juizes que custaram um dinherão ao Estado. Parece que so é polémica quando se trata dos deputados. É preciso dignificar os deputados", desabafou o líder parlamentar da UNITA.

Danda pensa que poderá haver sobrefacturação, neste negócio das viaturas lembrando que "uma viatura pode custar 80 mil dolares, por exemplo, e aparecer a cento e tal ou duzentos e tal mil dólares".

"Basta ir à internet, para ver que não é este o preco do Jaguar, a menos que é uma encomenda especifica para os deputados de Angola e custe este dinheiro todo, o que tambem não acredito", disse.
XS
SM
MD
LG