Links de Acesso

José Eduardo dos Santos reeleito presidente do MPLA

  • Redacção VOA

Eduardo dos Santos

Eduardo dos Santos

Decisão do Comité Central, a ser ratificada no congresso, abre as portas a nova candidatura à presidência do país, apenas um dia depois de ter dito que tenciona abandonar o poder

Apesar de ter anunciado que vai abandonar a vida política do país em 2018, tudo indica que o Presidente angolano José Eduardo dos Santos vai ser o candidato do seu partido às eleições do próximo ano.

O Comité Central do MPLA aprovou a candidatura de Santos à liderança do partido, para ser eleito no VII congresso, que se realiza em Agosto deste ano.

Analistas dizem que isto deve significar que José Eduardo dos Santos deverá ser o candidato presidencial do partido às eleições do próximo ano.

O Presidente anunciou na sexta-feira, 11, no início da reunião do Comité Central que tenciona abandonar “a vida política activa” em 2018.

O analista Nelson Bonavena disse que no seu entender isto significa que José Eduardo dos Santos quer ser eleito Presidente para depois abandonar o poder a favor do número dois da lista eleitoral do MPLA cujo nome será decidido nesse congresso.

Para este analista o Presidente angolano quer colocar o seu filho nessa posição.

Analistas lembram no entanto que nada impede o partido de ter um presidente diferente do seu candidato à Presidência do país.

De acordo com o comunicado final da reunião do comité central a candidatura foi aprovada por unanimidade pelos 264 membros do comité central do partido, presentes no evento, do total de 311 que integram aquele órgão deliberativo.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG