Links de Acesso

Angola: dos Santos é o "campeão da corrupção - CASA CE

  • António Capalandanda

José Eduardo dos Santos

José Eduardo dos Santos

Dirigente da CASA diz que o presidente é agora um "empecilho" ao desenvolvimento do país

Um destacado dirigente da CASA CE acusou o presidente José Eduardo dos Santos de ser um incompetente e o “campeão” da corrupção.




Em declarações a Voz da América, Francisco Viena, Secretário Nacional para os Assuntos Constitucionais e Eleitorais daquela organização política, disse em Benguela que, Eduardo dos Santos é “o grande empecilho para o desenvolvimento”.

“Enquanto o presidente Eduardo dos Santos não for para casa nós os angolanos não teremos um país com rumo,” afirmou Viena, alegando que “ a maneira de governar do presidente da república não desenvolve qualquer país”.

“Aliás as ditaduras nunca desenvolveram nada,” acrescentou.

Viena referiu ainda que a corrupção em Angola tem vindo a debilitar cada mais as instituições do Estado angolano e afectar os direitos fundamentais. Segundo ele, a corrupção vai-se tornando cada vez mais uma maneira de estar de Eduardo dos Santos.

“ Apesar de haver leis, normas jurídicas que regulam aquilo que devia ser o combate contra a corrupção, não há vontade política do presidente da república em provocar um certo abrandamento sobre este fenómeno,” disse este dirigente da CASA CE para quem “o presidente da republica é o campeão deste fenómeno que graça pelo país inteiro.”

Recentemente, Eduardo dos Santos disse em entrevista a televisão portuguesa SIC que, a corrupção tem sido combatida em Angola, tendo afirmado ser um fenómeno antigo e que praticamente tem a idade do surgimento do homem. Mas Viena fala da necessidade da reforma profunda das instituições angolanas.

“ O MPLA não é capaz de fazer transformações politicas porque essas transformações permitem a abertura politica e transformação das instituições em instituições fortes” contestou aquele dirigente partidário para quem “em Angola instituições são bastantes frágeis, logo este actual governo não tem condições para combater a corrupção.”

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG