Links de Acesso

Angola: Procurador do Namibe promete combate à corrupção

  • Armando Chicoca

Passem-me as denúncias - Procurador do Namibe Herculano Chilanda

Passem-me as denúncias - Procurador do Namibe Herculano Chilanda

Apelo a denúncias de corrupção por parte do público com promessa de protecção de identidade

O Procurador Provincial da república no Namibe, Herculano Chilanda, apelou aos jornalistas e à população a denunciarem a corrupção envolvendo o erário público.
O magistrado do Ministério Publico disse aos órgãos de comunicação social na província que o património do estado deve ser preservado por todos os cidadão acrescentando que a lei só pode ser eficaz se houver fiscalização de todos angolanos. Para os denunciadores que não querem dar a cara, existe mecanismos de protecção, disse o procurador
Antes de exercer o cargo na Província do Namibe, o procurador Herculano Chilanda trabalhou durante vinte e um anos no mesmo cargo, na Província do Kuando Kubango. O Magistrado por experiência própria, disse que Kuando Kubango foi uma província de Angola mais ensombrada pelos crimes de peculato. Enquanto procurador naquela Província teve que se articular com a inspecção das finanças da Província da vizinha do Huambo para levar a tribunal os responsáveis delapidadores do erário publico.
O Procurador Herculano Chilanda defende que a imprensa publica e privada deve exercer o seu papel na Província e os órgãos de justiça dever saber cooperar com a imprensa. A justiça, disse, deve exercer o seu papel.
"Os jornalistas da imprensa Publica ou privada, devem exercer o seu verdadeiro papel, os órgãos da Justiça devem cooperar, prestando informação útil à população, dando a conhecer ás comunidades o papel da Justiça, para que esta mesma população saiba que em Angola há um esforço tendente a melhorar cada vez mais a prestação do serviço a causa do povo", acrescentou
Para o Magistrado, o ano 2011, será um ano de maior fiscalização na Província do Namibe.

XS
SM
MD
LG