Links de Acesso

Angola: Correspondente da Voz da América interrogado pela DNIC


Coque Mukuta (à esquerda) em trabalho na Lunda Norte
Coque Mukuta (à esquerda) em trabalho na Lunda Norte

Antigo funcionário da presidência terá apresentado queixa contra Coque Mukuta

Um dos correspondentes da Voz da América em Luanda foi interrogado na Direcção Nacional de Investigação Criminal, DNIC, onde foi informado que pesa sobre si uma queixa-crime de “injúria” alegadamente cometida contra uma antiga destacada figura da presidência, José Leitão.

Mukuta esteve Segunda-feira cerca duas horas na DNIC onde foi também questionado sobre o seu ordenado, local onde vive e outras perguntas.

A queixa está relacionada com um artigo publicado pela Voz da América sobre um caso em tribunal envolvendo José Leitão em que este é acusado por um seu antigo sócio empresarial de ter falsificado a sua assinatura.

A DNIC diz que na queixa Mukuta é acusado de não ter buscado o “contraditório” ou seja não ter procurado a versão do caso junto de José Leitão.

Na verdade a noticia publicada e a reportagem radiodifundida continham declarações de Leitão
(Ver qui a noticia publicada pela VOA http://www.voaportugues.com/content/angola-antigo-funcionario-da-presidencia-acusado-de-falsificar-assinaturas/1698263.html )

“O que mais me admira é que no próprio texto que a DNIC nos mostrou estão lá as declarações do Sr. José Leitão,” disse Mukuta após a audiência.
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:04 0:00
Faça o Download


“Eu segui todos os parâmetros jornalísticos,” acrescentou o correspondente que recordou que a reportagem era a descrição de um caso em tribunal envolvendo o antigo sócio de Leitão Pedro Macamba.

Mukuta disse ter tido acesso e ter ainda em seu poder as investigações da “criminalística” que dizem que a assinatura que Leitão apresentou em tribunal administrativo como sendo a de Macamba “é falsa”

“Eu tenho documentos que afirmam isso e o Sr. Pedro Macamba também afirma isto,” disse Mukuta que foi acompanhado pelo seu advogado Alberto Zola da organização Mãos Livres.

“Estou estupefacto,” disse Mukuta que voltou a frisar que a reportagem incluída declarações de Leitão.

Segundo Mukuta a DNIC disse que isso seria tido em conta quando houver uma audição em tribunal.

Não foi marcada uma data para isso.
XS
SM
MD
LG