Links de Acesso

Angola: Código para bolsa de valores pode surgir ainda este ano

  • Teodoro Albano

Quadro das cotações da Bolsa de Valores

Quadro das cotações da Bolsa de Valores

O código para a operação de um mercado de valores mobiliário de Angola poderá ser aprovado ainda este ano.




Esta ideia ficou patente no segundo encontro anual realizado recentemente na circunscrição dos Gambos no sul da província da Huíla.

Para tal prosseguem iniciativas que visam definir a estratégia de actuação que levará a criação de condições para a sua implementação.

O presidente do conselho de administração, da Comissão do Mercado de Capitais, Archer Mangueira, realçou a importância da instituição na captação de financiamento alternativo para o mercado.

“ A economia terá outras formas de financiamento alternativas ao financiamento bancário, para que aqueles que necessitam de recursos financeiros, possam realizar os seus projectos indo ao mercado captando esses recursos e por via do desenvolvimento desses projectos há impacto no tecido produtivo e havendo impacto no tecido produtivo há impacto logicamente em toda a economia e como tal nas acções que visam a redução da pobreza,” disse.

Uma das tarefas da comissão é o de garantir as condições legislativas e tecnológicas e de capital humano, pelo que, o encontro da Huíla se circunscreveu na preparação dos quadros do sector e do ministério das finanças.

Archer Mangueira, presidente do conselho de administração da Comissão do Mercado de Capitais, mostrou-se confiante na aprovação ainda este ano do código de valores mobiliários.

“ A nossa grande pretensão é que o código ainda venha a ser aprovado este ano,” disse.

Criada no âmbito do decreto nº 9/05 do Conselho de Ministros, a Comissão do Mercado de Capitais tem como uma das várias atribuições, estimular a formação da poupança e a sua aplicação em valores mobiliários bem como promover a organização e funcionamento regular e eficiente do mercado de capitais.
XS
SM
MD
LG