Links de Acesso

Angola: CASA e PRS vão regressar ao parlamento

  • Coque Mukuta

Angola assembleia nacional parlamento

Angola assembleia nacional parlamento

Oposição abandonou o parlamento na semana passada em protesto contra morte de activista da CASA CE

Os deputados da CASA-CE e do PRS, que abandonaram em bloco a plenária da passada Quinta-feira, argumentando não ter havido clima para o debate parlamentar em função das mortes registadas nas últimas semanas em Angola, confirmaram que vão regressar na próxima Sexta-feira ao parlamento.




Benedito Daniel, deputado do PRS, confirmou à Voz da América que o seu partido vai voltar ao parlamento porque apenas queria o adiamento da sessão anterior em função do baixo ânimo mural devido às mortes dos activistas.

Na altura, o MPLA classificou em comunicado o comportamento da oposição angolana de irresponsável e sem escrúpulos.

Benedito Daniel disse que em nenhum momento a oposição pensou em boicotar a plenária parlamentar.

Por sua vez, André Gaspar Mendes de Carvalho, "Miau", presidente da bancada parlamentar da CASA-CE, afirma que a retirada do parlamento foi apenas para dizer que o partido está de luto, mas passado esse período “a vida continua e a luta deve ser dentro do parlamento”.

Deputados abandonam o parlamento

Deputados abandonam o parlamento

“Nós queríamos apenas demonstrar que estávamos em luto e vamos continuar no dia 6 iremos para discutir a conta geral do estado, vamos continuar a discutir mas dentro do parlamento,” frisou.

Do lado da bancada da maioria, o seu quarto vice-presidente João Pinto disse que a sua organização não tem nada a ver com a atitude dos deputados da oposição mas que cada um deverá assumir as suas consequências.

“O MPLA não tem nada haver e a história vai registando como cada um contribui para o desenvolvimento do País mas cada um vai assumir os seus erros,” frisou João Pinto

Refira-se que, na ocasião, os parlamentares queixavam-se igualmente de terem sido revistados antes de entrarem no edifício, por “ordens superiores”.
XS
SM
MD
LG