Links de Acesso

Brasil quer Ajudar Angola a Fazer Levantamento da Plataforma Continental


Brasil quer Ajudar Angola a Fazer Levantamento da Plataforma Continental
Brasil quer Ajudar Angola a Fazer Levantamento da Plataforma Continental

Angola terá condições de reivindicar a expansão dos limites de sua soberania sobre os recursos do fundo do mar


O governo brasileiro confirma que uma comissão técnica formada por membros do Ministério da Defesa deve seguir nas próximas semanas para apresentação, em Luanda, da parte técnica da proposta do Brasil para a realização do levantamento da plataforma continental angolana.

A possibilidade de existir uma camada de petróleo no pré-sal e diamantes, entre outras riquezas, estimula o governo angolano a investir no projeto de alargamento da sua plataforma no fundo do mar até a denominada Área, formada por fundos marinhos que constituem o patrimônio comum da humanidade, sob guarda das Nações Unidas.

A partir do levantamento, Angola terá, portanto, condições de reivindicar junto à ONU a expansão dos limites de sua soberania sobre os recursos do fundo do mar. Nesse sentido,Angola e Brasil têm tentado acertar os moldes de uma parceria para a pesquisa desses recursos naturais marítimos valiosos.

Em entrevista sobre o assunto, o almirante da Marinha do Brasil, Wilson Jorge Montalvão, à frente do projeto, dá detalhes das negociações. Ele inicia explicando que está sendo dada continuidade ao acordo de cooperação, na área da Defesa, que existe entre o governo brasileiro e o angolano e o levantamento da plataforma estaria inserido nesse convênio. O almirante evita falar em datas exatas, mas garante que uma delegação brasileira deve chegar a Luanda, em Novembro.

Ouça a entrevista!

XS
SM
MD
LG